Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
educacao-no-universo-on-line

Educação no universo on-line 

Notícia | 20/05/2020

Giovanna Cavalli

O uso do celular em sala de aula esteve bastante em discussão, mas ainda não chega a ser um consenso entre educadores. Contudo, diante dessa nova realidade a utilização de equipamentos digitais aumentou para fins didáticos. 

Cenário atual

Isso faz sentido conforme cresce a oferta de conteúdos educativos on-line. “Hoje, é muito comum o aluno ter acesso à Internet e buscar materiais gratuitos no YouTube. Bem como, no portal da escola ou até mesmo em plataformas voltadas para a distribuição de conhecimento”, explica o gerente de conteúdo digital e avaliações da Positivo Soluções Didáticas, Fabricio Cortezi Moura.

Segundo o último levantamento do censo Inep/MEC, cerca de 1,5 milhão de brasileiros prefere o EAD - 18,6% das matrículas totais. Em 2004, eram apenas 60 mil, ou 4,2%. Assim, a ampliação do formato é uma realidade cada vez mais crescente. De acordo com outra pesquisa, feita pelo O Globo nas redes estaduais do Rio de Janeiro, 57% dos educandos escolheram a modalidade. Ou seja, 4,2 milhões de um total 7,4 milhões de fluminenses. Esses dados são referentes ao período de quarentena.

Por isso, frente ao isolamento social, as instituições de ensino têm se adaptado constantemente e em ritmo acelerado para dar continuidade ao processo de aprendizagem. Segundo a última pesquisa da TIC Domicílios, 70% dos brasileiros tem acesso à Internet. Ou seja, o equivalente a 126,9 milhões de pessoas. “Isso também contribui para esse impacto na educação”, complementa Moura.

Logo, tentando alcançar seus mais de 180 mil alunos distribuídos no Brasil, a Conquista Solução Educacional disponibilizou um Guia de Estudos on-line. Com isso, o site registrou números surpreendentes aos docentes: 68,8% dos matriculados acessaram os roteiros de estudos pelo celular. 

Celular é a nova lousa

Para a consultora pedagógica da Conquista, Ana Paula Menezes de Santana, esse grande número se dá, principalmente, pela falta de disponibilidade de outros aparelhos nos lares. “Nós não esperávamos o maior acesso pelo dispositivo móvel, por causa do tamanho da tela. No entanto, quando começamos a receber os relatórios, vimos a relação com o público. Afinal, muitas vezes não tem computador ou notebook em casa”, interpreta a pedagoga.

Quezia Carvalho Cristal Paes, mãe da aluna Maria Clara, de 5 anos, estudante na Escola Crescimento, em Salvador, fala sobre a nova experiência e o aprendizado pelo telefone: “a Maria tem gostado bastante de estudar utilizando aplicativos e o portal Conquista. Ela não usava aparelhos eletrônicos, apenas esporadicamente para assistir desenhos. Então, têm sido de grande valia e ajuda para as crianças e, nós, pais nesse momento de pandemia”.

Amplie os horizontes

Além disso, especialistas orientam a manter a mente sempre em exercício e absorver novos conhecimento durante o distanciamento. Levando em consideração a nova rotina e as tarefas, separe momentos para fazer cursos virtuais extras e expandir seus horizontes.

O Nube possui diversos cursos voltados para o aprimoramento pessoal, profissional e da sua rotina. Ainda, todos os módulos oferecem certificado de horas complementares. A experiência pode ser muito rica e produtiva.

Portanto, invista em você! Para isso, mantenha-se alinhado às transformações e coloque em prática novas habilidades comportamentais. Utilize a quarentena a seu favor, equilibre seu tempo e evite distrações.

Acompanhe nossas matérias, redes sociais e conteúdos. Todas as semanas publicamos indicações cursos gratuitos, concursos e exposições. Estamos juntos!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete