As fake news são informações cujo conteúdo não representa os fatos. Porém, são espalhadas como se fossem verídicas. Segundo pesquisa do Instituto Ipsos, entre 27 países, o Brasil tem o maior número de pessoas as quais já acreditaram em uma notícia falsa. Esse tipo de atitude pode comprometer a imagem de um profissional. As informações inverídicas têm ainda mais consequências em cenários de pandemia, nos quais um dado pode salvar ou acabar com uma vida. Portanto, veja as dicas do Nube!

Com o advento das redes sociais, divulgar mensagens nunca foi tão fácil. Apesar de serem uma alternativa à mídia tradicional, nos meios digitais também é possível propagar farsas e tentar manipular a realidade em prol de algum objetivo. De acordo com o levantamento, 62% dos brasileiros já confiaram em um boato disfarçado de furo jornalístico. 

Fake news culposas x dolosas

Para Georg Frey, criminólogo e palestrante, existem dois tipos de comunicações ilegítimas. As dolosas, criadas com maldade com intuito de propagar o caos, e as culposas, espalhadas por pessoas com desejo de se prevenir, mas sem o cuidado de checar a fonte. 

“As primeiras são geradas por indivíduos com a necessidade de propagar o mal e, para isso, criam discursos e informações falsas para criar pânico, medo e luto, sensações presentes no mundo todo nos últimos meses. Quando elas ganham força e disseminação suficiente, se tornam parecidas com a verdade e então chega o momento das fake news culposas, provocadas por multiplicadores dessas mensagens”, explica. 

Dicas contra fake news

Por isso, aprenda cinco dicas para não cair nessa armadilha:

  1. Leia a matéria inteira e suspeite das manchetes.
  2. Verifique atentamente a formatação da redação.
  3. Cheque as datas de publicação.
  4. Confira a comunicação em sites conhecidos e de credibilidade.
  5. Jamais transmita uma notícia em caso de dúvida.

Excesso de notícias

Para Renata Costa, coordenadora de RH da Liq, em Salvador (BA), o consumo em grande escala de informações sobre a pandemia pode prejudicar a manutenção da saúde mental. “Nesse momento, o controle emocional é decisivo para superar essa crise. Apesar das facilidades oferecidas pelo mundo virtual, é necessário limitar o acesso às matérias sobre o tema, focar na qualidade dos dados e ter cuidado com as mentiras recebidas em grupos de mensagens”, recomenda. 

Além disso, ela pontua a relevância do domínio da ansiedade. “Para isso, vale assistir filmes, bater papo coms os familiares e buscar fazer atividades as quais tragam calma. Precisamos ter resiliência para lutar e entender: vai passar e vamos sair mais fortes dessa situação”, finaliza.

Mais dicas

A quantidade de notícias falsas passando de mãos em mãos também atinge um número preocupante de vítimas. Levando esse cenário em consideração, realizamos uma pesquisa com 35.760 jovens, entre 15 e 28 anos, para saber: “quando você lê ou recebe fake news, o que faz?”. O estudo ocorreu em todo o Brasil, de 2 a 13 de setembro de 2019. Saiba mais!

Quer saber mais sobre temas como esse? Então, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog. Temos produzido conteúdos voltados para esse e outros assuntos relacionados à situação atual da pandemia. Nosso objetivo é ajudar você e sua empresa a permanecerem firmes. Aqui tempos dicas de exposições virtuais, por exemplo. Uma atividade educativa para realizar enquanto não se pode sai de casa. Também temos recomendações para gestores, orientações sobre produtividade no home office e muito mais!

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe