Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
os-inimigos-da-produtividade

Os inimigos da produtividade 

Notícia | 15/05/2020

Lays Emily

Gestão do tempo e produtividade são conceitos diferentes, mas complementares. A forma como o profissional se organiza influencia diretamente os resultados produzidos por ele. Uma pesquisa conduzida pela professora da Universidade da Califórnia de Irvine, Gloria Mark, revela: uma pessoa leva cerca de 20 minutos para começar a se concentrar novamente após ser interrompida. Portanto, saber administrar a jornada de trabalho é essencial para um fluxo positivo.     

A mentora de produtividade, Marcele Policarpo, acredita ser valioso cada segundo. Por isso, pontua os principais inimigos do rendimento profissional.         

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo          

O famoso multitasking, ou fazer várias coisas ao mesmo tempo, é prejudicial para a concentração. “Não é possível ter 100% de foco em duas atividades simultaneamente. Você só conseguirá ter atenção rasa e não toda dedicação necessária. Algumas pessoas querem fazer duas, três e até quatro coisas conjuntamente. Porém, isso faz não é viável”, afirma Marcele.         

Não saber dizer não      

Ter dificuldades para dizer “não” pode comprometer a sua produtividade pessoal e profissional. “Aprenda a valorizar as suas necessidades e colocar limites às solicitações externas. Quando você cuida de si, você se atenta melhor ao outro quando for preciso! É o princípio das ‘máscaras de oxigênio’, coloque primeiro em você, depois ajude a pessoa ao seu lado”, aconselha a especialista.          

Não ter planejamento         

Somente por meio do planejamento conseguimos ganhar mais tempo e atuar de forma proativa. “Faça uma programação capaz de te permitir colocar a mão na massa todos os dias para conquistar seus objetivos. Quanto mais você planejar a sua rotina, mais tempo terá para fazer práticas de lazer e entretenimento”, sugere a mentora.             

Deixar notificações ativas no celular      

Um dos grandes adversários de uma dinâmica produtiva são as distrações. “Não permita interrupções, desative todas as notificações do seu celular, pois cada toque recebido é um motivo para perder o foco. Você sai de um nível intenso de concentração para um grau superficial”, menciona Marcele.         

Home Office       

O teletrabalho é ainda mais desafiador quanto o assunto é gestão de tempo. Para Melina Alves, fundadora da DUXcoworkers, os coordenadores também devem compreender as dificuldades do atual cenário: “as empresas devem perceber as novas funções desempenhadas pelos colaboradores em um ambiente diferente ao quais estão acostumados. Assim, a cobrança de prazos deve estar dissociada do cumprimento da jornada de trabalho ‘normal’, pois a depender do desenrolar dos dias domésticos de cada um, teremos cargas horárias diferentes de um funcionário para outro.”           

Melina orienta ainda sobre a importância da colaboração para lidar com as responsabilidades. “É fundamental para o sucesso do trabalho remoto. Contar com a compreensão, engajamento, feeling e empatia da equipe é um desafio, mas não chega nem perto do impossível. A paciência deve ganhar espaço para a cobrança não atrapalhar quem está fazendo o possível para cumprir suas obrigações e as relações de confiança se estabelecem a partir daí”, recomenda a CEO.           

Quer mais dicas sobre produtividade e gestão de carreira? Então, continue acompanhando nossos conteúdos e matérias aqui no blog e nas redes sociais. Assim, você se mantém atualizado e desenvolve novas habilidades essenciais para o mercado de trabalho.                

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete