Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
postura-ideal-para-gestores-e-colaboradores-em-home-office

Postura ideal para gestores e colaboradores em home office 

Notícia | 14/05/2020

Gabriela Vasconcelos

A pandemia do coronavírus transformou a rotina de milhares de profissionais e empresas as quais passaram a adotar o home office como alternativa para manter as operações. Entretanto, produtividade e foco nas tarefas estão entre os desafios da quarentena nesse cenário. Fica a pergunta: como vencer esse desafio?

Muitas pessoas estão experimentando essa modalidade pela primeira vez. “Isso, de certa forma, necessita uma rápida adaptação. Dificuldades podem surgir, mas a palavra-chave para evitar problemas entre os líderes e funcionários é comunicação e organização. Combinar com o time uma estratégia pensando em canais os quais supram a necessidade do trabalho, é primordial”, explica Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira. 

Gestão humana

Na visão de Angélica Mota, consultora de RH na Melius, em Brasília (DF), o primeiro foco do gestor nesse momento deve ser o olhar humanizado em relação à equipe. “Nós brasileiros temos uma cultura calorosa, gostamos de contato e proximidade. Quando se retira tudo isso e o indivíduo precisa ficar isolado em casa, pode haver uma mudança de humor, assim como incidência de ansiedade e sintomas depressivos”, explica.

Por isso, antes de cobrar resultados, o líder deve ter o cuidado de estar constantemente em contato com o staff, demonstrar interesse genuíno pela saúde física e mental do empregado. “Aí, então, pode voltar suas preocupações para as entregas”, continua Angélica. 

Ela deixa orientações para os gerentes:

  1. Verificar se o funcionário possui infraestrutura e equipamentos necessários para realizar as atividades.
  2. Fazer sempre o cronograma de entregas e a divisão de responsabilidades semanalmente e mensalmente,
  3. Acompanhar os resultados diariamente e fazer, quando preciso, reuniões rápidas de alinhamento.
  4. Em videoconferências, ter o cuidado de preparar a pauta com antecedência e divulgar para os participantes, para eles se prepararem adequadamente.
  5. Trabalhar com o conceito de confiança no time, assim como de autorresponsabilidade.
  6. Nunca expor nenhum colaborador em chamadas virtuais em grupo. A regra de ouro do feedback também vale para a atuação remota: devolutiva construtiva se dá em particular, positiva em público. 
  7. Crie uma cultura de comunicação aberta e partilhamento de ideias, a fim de os liderados se sentirem à vontade para sugerirem mudanças e apresentarem críticas pertinentes sobre uma metodologia a qual não esteja funcionando.

Colaboradores

Para os profissionais sem costume com a modalidade, o primeiro passo é entender: mesmo em casa, devem cumprir a carga horária acordada com a organização. Assim, respeite uma jornada com início, pausa para o almoço e fim. Desse jeito fica mais fácil assimilar a novidade. Negocie também com os demais moradores do lar para não haver interrupções. Se possível, isole-se em um local sem trânsito de pessoas. 

“Outro ponto importante é evitar o bombardeio de informações durante o período. O excesso, muitas vezes fake news, pode causar dispersão em relação às demandas diárias. O ideal é separar um momento no dia, de preferência após o expediente, para se informar por meio de fontes confiáveis”, elucida Angélica. 

Além disso, é válido usar a tecnologia para se aproximar das pessoas, tanto no quesito profissional como no pessoal, a fim de diminuir o sentimento de solidão. Cuide também da saúde física e mental: alimente-se bem, faça exercícios e hobbies caseiros.

Se quiser saber mais dicas sobre home office, continue acompanhando as atualizações do blog! Conte com o Nube e boa sorte! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete