Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-facilitar-a-comunicacao-nas-empresas

Dicas para facilitar a comunicação nas empresas 

Notícia | 14/05/2020

Lays Emily

De acordo com pesquisa realizada pela Right Management, quando os profissionais estão motivados eles são 50% mais produtivos. Entre os motivos influenciadores, está a forma como os colaboradores são tratados e valorizados. Essa missão se intensifica ainda mais em épocas de crise, pois a comunicação interpessoal é drasticamente impactada.

Para André Franco, CEO da Dialog.ci, um diálogo interno eficiente, tanto em termos de conteúdo quanto de canais interativos, é fundamental nessa nova realidade. "A cultura de trabalho já vinha mudando, os funcionários querem se sentir ouvidos, serem protagonistas. Com o distanciamento social obrigatório, novos caminhos precisam dar espaço à participação horizontal da equipe. O necessário é criar senso de pertencimento e oportunidades de escuta ativa", afirma o especialista.

Para facilitar o processo dentro das empresas, ele sugere algumas dicas.

Crie uma linguagem cativante

Investir em conteúdos e formatos atrativos é fundamental para a mensagem chegar a todos e ser absorvida. “O uso exclusivo do e-mail não é envolvente, tem alcance limitado e compete em atenção com outros recursos. Por isso, é preciso criar o interesse, principalmente quando estiverem de home office, com uma linguagem e conteúdos segmentados e próximos com a identificação de cada setor", explica Franco.

Dê voz ao colaborador

Mostrar aos contratados a importância de suas opiniões faz toda a diferença, melhora a produtividade e o rendimento. "Propicie uma intercomunicação com a participação de todos os setores e níveis hierárquicos. Quando o colaborador se sente ouvido ou prestigiado por um gestor, ele enxerga seu ofício valorizado. Com a pandemia, a minha sugestão é realizar videoconferências semanais para todos serem escutados e perceberem o quanto o trabalho está sendo essencial durante a crise", revela o CEO.

Ferramentas de fácil acesso

Um dos desafios das corporações é saber se seus recados foram compreendidos pelos colaboradores. Quando todos estão de casa, esse problema fica ainda mais intenso e a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse processo. Para Franco, boa parte dos funcionários têm interesse natural por saber mais sobre a empresa e está disposta a usar seus celulares pessoais para interagir com os colegas. “Agora em época de quarentena optar por um canal atuando como uma rede social pode ser a solução. Além disso, a empresa pode aproveitá-lo para postar novidades sobre o contexto de saúde pública", explica.

RH é um aliado

De acordo com Franco, ao escolher uma plataforma eficiente também é possível gerar integrações com o RH. "Ao invés de mensagens informativas, muitas vezes passando batido na correria do dia a dia, o time pode consultar as novidades por meio das redes corporativas, também é uma forma de se comunicar sobre assuntos de Recursos Humanos como holerites, canal de ideias, benefícios entre outros", complementa o especialista

O papel desses canais digitais pode ser ainda mais útil. Segundo André, é possível entregar métricas aos gestores de RH e ter uma visão clara do alcance, absorção e eficácia dos comunicados internos, sabendo exatamente como melhorar seu engajamento.

Ademais, o papel dessa área é crucial para os fluxos corporativos. Marcieli Mantovani, analista de novos negócios do Consignet, aconselha: o caminho adotado é por meio de uma gestão humanizada e empática. “Com as mudanças diárias dos dados sobre a doença, ficar atento a pessoas e seus familiares é necessário. O isolamento, nestes casos, é fundamental e poderá salvar a vida dessas pessoas e das demais. Os recursos humanos podem ajudar e orientar as equipes diante do cenário de instabilidades”, afirma a gestora.

Marcieli também ressalta, agora é o momento de todos se ajudarem: “precisamos continuar sendo humanos. O foco é nos reinventarmos e não deixar de lado os nossos valores. Como vejo muita gente comentando, logo isso tudo vai passar e vamos ter aprendido muito juntos!”

Conte com o Nube para enfrentar esse momento! Acompanhe as matérias e conteúdos do blog e fique por dentro das novidades e tendências do mercado de trabalho.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete