Trabalhar no conforto da casa: mais liberdade, flexibilidade em horários, qualidade de vida… Para muitos, esse é o cenário ideal, mas também pode causar desconforto para quem possui dificuldades de sair da zona de conforto ou a quem deixa a procrastinação tomar conta.                 
                                                                          
Como o Covid-19 impactou o ambiente corporativo                   
                                                                        
Quando o mundo se deparou com a pandemia do coronavírus, o home office tornou-se uma realidade para milhares de profissionais em todo o mundo. Inclusive, pesquisas apontam: se o colaborador se dedica a suas atividades, essa tendência traz ainda mais produtividade e performance.
                                                                        
Vantagens da modalidade                   
                                                                            
De acordo com pesquisa feita por Nicholas Bloom, da Universidade de Stanford, executar suas tarefas do lar deveria ser o modelo padrão. Em teste com funcionários da agência de viagens chinesa Ctrip, Nicholas notou o rendimento remoto ser 13% maior em relação ao modelo tradicional de labor. Além de apresentarem maior satisfação pessoal, as pausas eram menos frequentes e as doenças físicas também.

Quem comprova isso é o CEO da Omie, Marcelo Lombardo. Para ele, a qualidade do trabalho não cai por conta da ausência no escritório. "Como CEO, mantenho reuniões on-line com os diretores toda segunda-feira. Evidentemente, elas são diferentes por não serem presenciais, mas cumprem o seu papel", comenta ele.
                                                             
É preciso preparo mental                   
                                                                                                  
Para aqueles com a necessidade de se adaptar a essa nova rotina da noite para o dia, é preciso preparar o cérebro. A prática exige autodisciplina, concentração, foco e também inteligência emocional para lidar com a solidão.
                
“Para um costume afetar o cérebro, precisa ser uma experiência mais completa em relação à experiência usual, rotineira. Um comportamento conhecido não afeta a neuroanatomia de forma tão significativa quanto o novo e familiar. Por isso, é importante praticar atividades capazes de tirar o cérebro do piloto automático”, diz Solange Jacob, diretora acadêmica do Método Supera.
                                                                                
A importância do exercício                   
                                                                                
Quando exercitamos a cabeça – seja com neuróbicas (como mudar o lugar de trabalho, por exemplo), jogos, esforços cognitivos ou o ábaco - aumentamos a reserva cognitiva porque estimulamos a construção de sinapses e a qualidade das conexões. Isso potencializa as habilidades como memória, concentração, raciocínio e criatividade.
                                   
Por isso, uma “ginástica” para o cérebro como a do Método Supera pode ajudar os profissionais com o desejo de obterem maior produtividade. “Esse tipo de exercício visa maior agilidade e flexibilidade, no sentido de ampliar as possibilidades na busca de novos caminhos para a realização das ações cotidianas”, diz Solange.
                             
Saiba como traçar um plano objetivo para atingir suas metas. Conte sempre com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe