Por causa da necessidade de distanciamento social, muitas empresas aderiram ao home office. Entretanto, a prática não era comum para todos os colaboradores e gestores. Logo, algumas dicas são válidas para garantir a produtividade a distância. Separamos algumas orientações para você!

Na visão de Ricardo Henrique de Lima, coach e consultor de RH em Brasília (DF), nesse cenário, a confiança na equipe é fundamental. “O gestor deve atuar como colaborador, não meramente como chefe. Isso irá auxiliar na condução do time”, afirma.

Orientação da equipe

Além disso, é importante instruir o time acerca da programação para o labor em casa. Afinal, o espaço residencial, muitas vezes, pode mudar o foco do profissional. “Vale incentivar o colaborador a ter um horário igual ou similar ao do escritório, usar vestimentas adequadas e marcar o intervalo de almoço para o mesmo período de antes. Também, claro, estar sempre pronto para novos desafios”, explica Lima.

Cuidados com a postura 

O local para o trabalho, principalmente em casa, deve ter condições ideais para evitar incômodos nas costas ou nos braços ao fim do dia ou a longo prazo, para o conforto do corpo. Nem todo mundo conseguiu se preparar para o ofício fora do escritório. Contudo, é preciso ficar atento, pois o descuido com a saúde ao utilizar a tecnologia é capaz de gerar transtornos mais graves. 

Quem trabalha com telas provavelmente já sentiu desconforto por passar muitas horas na mesma posição. Essa conduta pode acarretar problemas se não houver certos cuidados.“Com o crescimento do uso de celular e do computador, houve um aumento do números de casos de cistos sinovial, principalmente devido ao microtraumatismo constante”, explica Rafaela Burgo, ortopedista. A bolinha no pulso pode causar sofrimento e incômodo, além de limitar as capacidades funcionais do membro. 

Recomendações

Por isso, separamos cinco recomendações para transformar seu ambiente e aumentar sua produtividade sem causar mais dores. Veja:

1 - Durante o expediente, fuja do sofá ou cama. Dê preferência para um espaço com mesa e cadeira. Além de mais cômodo, é mais parecido com o ambiente laboral, auxiliando na disciplina. 

2 - Mantenha a tela do computador na altura dos olhos, com as mãos e antebraço apoiados na mesa. 

3 - Mantenha as costas em posição ereta e próximas ao encosto da cadeira. O apoio deve ajudar a manter a curvatura lombar na região inferior das costas. 

4 - Coloque uma almofada fina ou uma toalha dobrada na altura da lombar, nas costas. 

5 - Mantenha uma rotina de exercícios laborais para ajudar a alongar os braços, o pescoço, a coluna e as pernas.

Conte com o Nube e boa sorte!

Mais dicas todo dia!

Quer saber mais sobre home office? Então, continue acompanhando nossas atualizações aqui no blog. Temos produzido conteúdos voltados para esse e outros temas relacionados à situação atual da pandemia. Nosso objetivo é ajudar você e sua empresa a permanecerem firmes. Dividimos as matérias em "Dicas Gerais", "Dicas para Gestores" e "Dicas para Candidatos". Assim, fica mais fácil encontrar os temas pertinentes para você!

Não deixe de conferir também os vídeos da TV Nube! Você já conhece a assinatura digital, por exemplo? Com o processo, a validação de contratos é feita com alguns cliques, evitando problemas comuns de acontecerem com arquivos físicos, tais como a deterioração, furto, perda ou falsificação. Além da diminuição de custos com correio e transporte, bem como a diminuição do uso de papel. Saiba mais!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe