Manter a produtividade contínua não é uma tarefa fácil. No entanto, quando o assunto é home office a dificuldade é ainda maior. Isso porque em nosso lar estamos vulneráveis a maiores ruídos e distrações. Contudo, não tem para onde fugir em meio ao isolamento social. Então, fique atento aos inimigos do rendimento e extermine-os do seu dia a dia.

O perigo do home office compulsório

De acordo com pesquisa da Universidade de Stanford, o regime home based pode aumentar a produtividade em até 13%. Entretanto, cada pessoa reage de uma forma e é preciso estar ligado aos seus limites. Logo, “não adianta forçar a barra e trabalhar sobre a delimitação do seu corpo, pois uma hora a “máquina” falha. Mesmo diante do excesso de tarefas e equipes cada vez menores e com mais responsabilidades, o organismo é programado para empenhar-se (com eficiência) apenas oito horas por dia. Ou seja, o exagero, além de ser insatisfatório, aumenta o estresse, atrapalha o sono, engorda e não resolve nada”, explica a mestre em fisiologia do exercício pela Unifesp e palestrante, Bianca Vilela.

Nesse sentido, a especialista salienta a importância da qualidade do sono. Só assim o corpo consegue fazer a quantidade ideal do hormônio de crescimento. O qual, promove nossa completa regeneração para um dia seguinte satisfatório.

Em vista disso, a assistente de arte na WMcCann, Beatriz Lopes, se foca mais no escritório, mas de sua residência está rendendo o dobro. “Acredito ser, um dos motivos, a pressão: "se está em casa tem de produzir". É como um teste de hora em hora para ver se está on-line. Assim, por exemplo, na agência eu entregava de três a quatro jobs por dia. Remotamente, já cheguei a entregar de sete a oito”, comenta.

Por isso, Bianca enumerou os quatro principais erros cometidos pela maioria dos trabalhadores e ensina como reverter o quadro. Veja:

Começar o dia sem tomar café da manhã - o corpo em jejum necessita de mais nutrientes para poder gerar energia, pois quando acordamos estamos com as reservas reduzidas, principalmente no cérebro. Com isso, o café da manhã é o primeiro combustível e sua falta pode causar indisposição, mal estar, além da alteração de humor e dificuldade para se concentrar.

Exagerar no “cafezinho” - limite-se ao máximo de três doses de café preto ao longo do dia. Por atuar no sistema nervoso central, exceder no consumo da bebida pode causar irritabilidade, ansiedade, inquietação e insônia. Para Bianca, a última ingestão não pode passar das 16h, para não atrapalhar o sono à noite e tornar esse decurso vicioso.

Não parar para almoçar - a mente precisa espairecer alguns minutos, ver coisas novas e até aproveitar a exposição ao sol por cerca de 10 a 15 minutos. Em razão da vitamina D ser, também, fundamental para a melhora da performance intelectual.

Compensar o cansaço comendo - a ingestão, principalmente, de doce produz no indivíduo um ciclo perigoso não só para o equilíbrio corporal, mas também para o desempenho físico e psicológico. “Por estar em casa deixo algumas frutas ao meu lado, com a água, apesar disso, na maioria das vezes bate aquela fome de algo "diferente", o oposto de quando estou na agência”, expõe Beatriz.

Portanto, não tente abraçar o mundo, pois não há CNPJ capaz de pagar a saúde humana. Então, a dica é administrar bem os períodos e, assim, fragmentar o serviço estabelecendo prazos para cada tarefa. Cuide bem do bem-estar mental e seja cauteloso ao consumir notícias.

Esse momento turbulento vai passar e como estaremos quando isso acontecer? A maneira como lidamos com o agora fará diferença no futuro. Assim sendo, atente-se a sua rotina e siga as dicas para superar essa instabilidade coletiva. Estamos juntos! Conte sempre com o Nube.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe