Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
sete-passos-para-sair-da-procrastinacao

Sete passos para sair da procrastinação  

Notícia | 07/05/2020

Giovanna Cavalli

Isso sempre acontece com você, por exemplo, pensar: “tudo bem sair com os amigos agora, depois eu faço isso”, “eu mereço um descanso” ou “ainda tenho tempo, posso fazer isso mais tarde”? Imaginando sua, inevitável, resposta, reflita: você estava procrastinando! Ou seja, essa é a característica de quem adia ou deixa para depois algo devido de ser feito agora. 

Treine sua mente

A doutora em psicologia clínica, Ellen Hendriksen estudou esse comportamento e suas peculiaridades, resultando em três tipos de procrastinadores. Aqueles em busca de de evitar consequências negativas de suas ações, bem como, em procura de sensações de prazer, fugindo da dor, ou ainda os otimistas em prever o tempo.

Com isso, "tomar decisões, fazer escolhas, cumprir prazos e atingir metas, são coisas do mundo adulto. Pensamentos como esses podem levar a um ciclo vicioso. Outro ponto é: essa delonga nos leva a lidar com demais sentimentos ruins como frustração, angústia, ansiedade, irritação, sensação de incompetência, culpa e medo", explica a psicóloga, presidente e fundadora da Escola da Inteligência, Camila Cury.

Assim, tendo isso em vista, a Escola listou sete passos importantes para facilitar a compreensão das situações e saber como abandonar esse decurso:

  1. Admitir - é preciso reconhecer a autossabotagem e para ter a vida transformada, se requer assumir o controle, fazendo escolhas mais inteligentes e assertivas a cada dia.
  2. Analisar - examine todos os pensamentos e quais hábitos te fazem postergar. Anote-os em um papel ou no celular, por exemplo. Dessa maneira, o exercício vai exigir um tempo para reflexão, além de conduzir à organização das ideias.
  3. Autoconhecimento - olhe para dentro de si e busque quais são suas motivações na vida, os pontos fortes e fracos. Com isso, é mais fácil superar os obstáculos no caminho.
  4. Planejamento - estabeleça metas para gerir suas horas, liste as prioridades e trace objetivos bem definidos. Mesmo assim, inclua na agenda também possíveis imprevistos, isso evita frustrações.
  5. Comprometimento - responsabilize-se com seu processo. Ou seja, assuma o autocontrole da sua vida e, por consequência, da sua história.
  6. Gerencie os pensamentos - determine ser líder de si mesmo, fazendo escolhas inteligentes. Admita novas convicções como "eu mereço conquistar minha meta" ou "posso descansar de forma programada, sem prejudicar os limites estabelecidos".
  7. Organize-se - defina prazos reais e inclua possíveis eventualidades. Logo, previna eventuais distrações como notificações eletrônicas, por exemplo. Desse modo, programe intervalos regulares e deixe o ambiente mais adequado e propício para a realização de suas atividades.

Portanto, "esses passos são determinantes para sermos mais produtivos e termos alto grau de performance em diversas áreas da nossa vida. Podemos entrar na protelação sem nem perceber”, finaliza a gestora de RH da Escola da Inteligência e gerente nacional da Consultoria Educacional Multifocal (CEM), Adriana Lima. Por isso, precisamos estar sempre atentos e nos organizarmos para não nos rendermos à ela. Assim, seguimos os planos para alcançar nossos propósitos.

Entenda: procrastinação não é sinônimo de preguiça! Além disso, existe um grande medo de fracassar e errar por trás desse adiamento todo. Em geral, nós temos essa predisposição, mas alguns não sabem como se livrar dela. Então, vale a pena buscar ajuda de amigos e até mesmo profissionais.

Quer saber mais sobre o assunto ou aumentar sua produtividade? Continue acompanhando os conteúdos do Nube e conte sempre com a gente!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete