Quando você pensa em uma carreira de sucesso, quais são as etapas consideradas? A pergunta não é fácil de ser respondida, mas um dos caminhos mais benéficos para solucionar o questionamento é por meio da qualificação e participação em atividades extracurriculares.

De acordo com pesquisa do grupo Seek, 65% dos profissionais em home office estão aproveitando a quarentena para realizar outras funções além do trabalho. Dentre elas: a presença em palestras virtuais e a atualização de currículos e portfólios. Ainda segundo o levantamento, 54% dos entrevistados fazem pequenos cursos on-line, 28% participam de webinars e/ou workshops e 27% estão aprendendo um novo idioma.

Outras atividades, como leitura, tempo com a família, meditação e exercícios físicos também aparecem no estudo. Para Marcele Policarpo, sócia diretora da ID-Evolution, na hora de tocar qualquer tipo de projeto, alguns comportamentos fundamentais devem ser adotados. “Decida onde quer chegar em diferentes etapas da sua vida. Crie metas claras para cumprir os seus objetivos de forma fácil e produtiva ao mesmo tempo,” aconselha a especialista.

Marcele afirma ainda ser importante deixar de lado as comparações e buscar entender de forma individual como funciona sua própria produtividade: “pegue leve e olhe apenas para você, porque correlacionar o seu sucesso com o do outro pode deixá-lo em uma posição inferior.”

Para o núcleo de pessoas investindo em cursos extracurriculares, é importante seguir algumas orientações. Mario Perino, cofundador da Provi, sugere algumas dicas:

Organize o tempo e o espaço de estudo

Criar uma rotina de estudo é essencial para assimilar novos assuntos. Por isso, Perino recomenda: “é necessário criar um cronograma. Procure um local específico para essa atividade. O ideal é ter boa iluminação, silêncio e tranquilidade. Libere o espaço de qualquer distração.”

Assim como a tecnologia é uma aliada, ela também pode ser uma cilada. “Evite redes sociais, aplicativos de mensagens e afins. Concentre-se apenas nos conteúdos e exercícios relativos ao tema estudado. Evite conversas paralelas se tiverem mais pessoas na casa. Com foco, você otimiza seu tempo e assimila melhor as informações”, afirma Perino.

Invista em hobbies

Às vezes, temas diversos podem parecer desnecessários para sua carreira, no entanto, não se engane, toda fonte de conhecimento pode ser benéfica para o seu desenvolvimento. Talvez seja o momento de aprender a tocar algum instrumento, ler sobre assuntos diferentes da sua área acadêmica, estudar sobre arte ou escutar um disco. “Equilíbrio é fundamental. Está comprovado, dormir bem, fazer exercícios físicos e outras atividades prazerosas (ouvir música, assistir uma série, conversar com os amigos) só trazem vantagens ao cérebro. Estude, mas não se cobre tanto. Se privar do descanso só gera mais estresse e ansiedade, prejudicando o aprendizado”, comenta o especialista.

O Nube possui uma série de cursos voltados para o aprimoramento pessoal, profissional, da sua rotina e para fornecer reflexões sobre assuntos como Marketing Pessoal, Gestão de Tempo, Elaboração de um Currículo, Gestão de Carreira e Como Falar em Público. Todos os módulos oferecem certificado de horas complementares e, a cada etapa, os usuários são introduzidos a um novo conceito. A experiência pode ser muito rica para sua trajetória. 

Portanto, se deseja ampliar seus horizontes e aprendizados, invista em você! Acompanhe as matérias, as redes sociais e os conteúdos do Nube.              

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe