Incertezas, estresse e ansiedade: esses são alguns sentimentos comuns para grande parte dos vestibulandos. No entanto, com a crise gerada pelo coronavírus, o cenário pode piorar ainda mais - se não forem tomadas medidas efetivas para cuidar da saúde mental.
                                                          
Além do medo da própria doença e do cenário econômico, há agravantes: cronograma dos vestibulares - principalmente aqueles do meio do ano - e o distanciamento social. Isso implica não apenas em sair com amigos, mas também na convivência com os colegas dentro da sala de aula e no contato diário com os professores.
                                                          
Gabriel Martins é um exemplo de quem está apreensivo em relação aos próximos meses. Prestes a concluir o colegial, não sabe como será o desenrolar dos processos. “Eu sinto todo mundo muito despreparado para enfrentar a questão dos vestibulares”, conta. Porém, para ele, é crucial manter a calma e pensar em alternativas.
                                                          
Pensando nisso, o Colégio Mater Amabilis tomou algumas medidas para ajudar os matriculados no terceiro ano do nível médio:
                                                          
Ensino das habilidades socioemocionais
                                                          
A instituição já aplica uma metodologia focada no desenvolvimento da aprendizagem socioemocional, o Programa Semente. Nele são trabalhados cinco domínios: autoconhecimento, autocontrole, habilidades sociais, responsabilidade e empatia. A disciplina continuará suas atividades mesmo com os encontros presenciais suspensos.
                                                          
Fernanda Morais, ministra a matéria do projeto e explica: “não podemos negar nenhum sentimento e o medo é normal nessa situação. Por meio dele, vamos nos prevenir e criar estratégias para enfrentar a realidade”. A professora dá conselhos também para controlar a ansiedade, pois o período é de muita incerteza. “É importante nos restringirmos à nossa sabedoria ao invés de criarmos cenários catastróficos na cabeça. Devemos focar a mente onde o corpo está para não sermos capturados pelo estresse”.
                                                          
Outra questão relevante quando falamos de isolamento é o contato mais próximo com os familiares. “É um momento de muita empatia, porque dividir espaço o tempo inteiro não é uma tarefa fácil. É preciso ter uma postura colaborativa para criar um clima agradável: ajudar nas tarefas de casa, distrair os irmãos mais novos e agir com responsabilidade. Assim, será possível fortalecer os laços”.
                                                          
Contato com os mestres
                                                          
“O nosso desafio em prazo tão curto é migrar toda a estrutura para o on-line, mas estamos conseguindo fazer isso com muito sucesso.” diz o coordenador do ensino médio, Anderson Weber. A interação com os mestres será por recursos de chat e chamadas de vídeo, as quais podem ser feitas coletiva ou individualmente.
                                                          
Portanto, encontrar opções é fundamental para enfrentar qualquer desafio. Assim,  ficará muito mais fácil garantir ainda mais assertividade em sua trajetória profissional, independentemente de sua colocação atual. Como obter maior rendimento no vestibular? Veja aqui. Conte sempre com o Nube! Acreditamos em seu potencial. 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe