Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-impulsionar-a-carreira-durante-o-isolamento-social

Dicas para impulsionar a carreira durante o isolamento social 

Notícia | 06/05/2020

Giovanna Cavalli

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD Contínua), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego no país ficou em 12,2% no primeiro trimestre deste ano. Com isso, em meio ao isolamento social e diante desse alto índice, é comum as pessoas se preocuparem com as vidas sociais, financeiras e profissionais. Assim, com tantas incertezas, principalmente, em relação ao mercado de trabalho é preciso, ainda mais, dar um up na carreira.

Utilize a quarentena a seu favor

A preocupação deve ser tanto dos aspirantes por recolocação quanto pelos empregados. “A frase “quem não é visto, não é lembrado”, faz muito sentido nesse momento e precisa ser levada em consideração”, explica a especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama.

Logo, com mais tempo livre é proveitoso se aprimorar em assuntos do seu cotidiano e interesse. Por isso, “entenda o conhecimento já compreendido, descubra qual deseja aprimorar e aprender para assim ter clareza e buscar oportunidades”, lembra a especialista. Sendo assim, são diversas plataformas e cursos com valores acessíveis e até gratuitos disponíveis. Inclusive do próprio Nube (você pode conferir aqui).

Já para a psicóloga, mentora e coach de carreira, Daiane Ribeiro, é preciso desenvolver habilidades como a comunicação personalizada, priorização de ações e o relacionamento profissional. “Essas capacidades não são diferentes das exigidas pelo mercado antes da crise, porém, agora elas precisam ser prioritárias. Tanto para quem está iniciando como para um sênior. Essas aptidões citadas são comportamentais e é de extrema importância atentar-se às competências técnicas, inclusive, da própria área para, dessa forma, focar nas especializações”, orienta.

Contudo, para colocar essas dicas em prática é preciso manter a saúde mental. Além disso, Rebeca apresenta mais seis tópicos para se preocupar nesse período. Veja:

  1. Equilibre seu tempo - dias caóticos e sem prioridades, com estresse, ansiedade e falta de direcionamento afetam todos, contudo, de maneiras diferentes. Portanto, tenha em mente suas prioridades, faça um cronograma das tarefas a serem realizadas e administre bem as 24 horas diárias e os sete dias por semana. Por conseguinte, aumentar a produtividade. 
  2. Encontre oportunidades para ser útil - dentre suas inúmeras qualificações, identifique uma forma de contribuir com pessoas ou organizações passando por alguma vulnerabilidade.
  3. Foco no seu objetivo - aproveite o tempo da quarentena a seu favor, busque novas formas de usufruir dele, em vez de desperdiçá-lo: aprender um novo idioma, novas metodologias, ler ou escrever um livro, por exemplo.
  4. Mantenha seus contatos ativos - a possibilidade de ser lembrado será muito útil quando as oportunidades começarem a surgir. Dessa maneira, o networking sempre será muito valoroso.
  5. Promover formas de se conectar às pessoas: use aplicativos para substituir os cafés e almoços de relacionamento, como Zoom, Hangout, Skype. Ou seja, desfrute de grupos de discussões e encontros para se relacionar com indivíduos com os mesmos interesses.
  6. Use as ferramentas digitais a seu favor - por fim, cuidado com os conteúdos publicados e fotos de perfil nas redes sociais. Isso pode impactar em sua identidade e reputação digital. Nesse sentido, interaja no Linkedin, por exemplo, com o compartilhamento de arquivos pertinentes à sua área de atuação.

E claro! Fique ligado em nossos conteúdos. Afinal, semanalmente, postamos indicações de cursos e concursos. Conte sempre com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete