Em função da pandemia de coronavírus e da renovação das estratégias de planejamento das empresas, o home office tem sido uma alternativa para garantir a continuidade das operações. Por outro lado, as lideranças e os profissionais de todas as áreas e hierarquias passaram a vivenciar o incerto e a ter de superar grandes desafios.

Para garantir bons resultados, o novo modelo de trabalho também exige formas modernas de gestão. Elas devem ser capazes de engajar seus times à distância, manter canais de comunicação ativos e transparentes, assumir a fragilidade do momento e, principalmente, confiar e prezar por suas equipes.

“O maior desafio é conseguir motivar as pessoas remotamente, ainda mais em um momento tão delicado para a sociedade em geral. Por isso, os diretores devem ter consciência da importância de exercerem seu papel com empatia”, afirma Helena Costa, psicóloga na Clínica do Ser, em Brasília (DF).

Segundo Ricardo Basaglia, diretor-geral da Page Executive no Brasil, a crise de saúde pública pode ser mais uma oportunidade para avançarmos como sociedade, instituições e especialistas. "De modo geral, as lideranças vão precisar evoluir e, com isso, o mercado progride simultaneamente. É preciso manter o olhar humano. Quando tudo chegar ao fim, talvez as equipes não se recordem de todas as instruções e projetos realizados, mas com certeza todos se lembrarão como os fizeram se sentir", afirma.

Recomendações

Veja abaixo cinco recomendações do consultor para o bom desempenho dos papéis de liderança durante períodos de instabilidade:

  1. Considere todos os stakeholders para a tomada de decisões

Os líderes devem saber equilibrar as cobranças dos times, dos acionistas e dos fornecedores para estarem aptos a tomarem as melhores decisões. É natural, em um primeiro momento, as maiores preocupações estarem centradas nas finanças. Afinal, elas garantem a proteção dos empregos. No entanto, qualquer medida precisa levar em consideração todos os grupos, ou pode desestabilizar a corporação. Os pontos de contato devem estar alinhados para as deliberações serem efetivas. Em um momento desafiador, é preciso engajamento.

  1. Esteja preparado para todas as etapas

Coordenadores de times remotos têm grandes desafios. No primeiro momento, a equipe considerará trabalhar de casa legal. É novo, diferente e mais cômodo. Contudo, é muito importante saber: essa fase passará. Com o decorrer das semanas e possíveis casos de suspeita ou infecção de familiares ou amigos, haverá uma preocupação crescente com a saúde e a desestabilização psicológica, também decorrente do enclausuramento forçado. Os colaboradores ficarão com medo de perderem seus empregos, a preocupação financeira surgirá e vamos acabar em uma situação de pessimismo generalizado. 

É hora de engajamento total. Estabeleça conversas frequentes e honestas com seu time. Mantenha a boa energia e evite ao máximo as opiniões pessoais ou ser levado por emoções. Precisamos esclarecer fatos e dados e seguir à risca as regras e recomendações dos governos e órgãos de saúde para evitar expor os profissionais e garantir a satisfação com as atitudes tomadas pela empresa.

  1. Entenda as políticas da organização

Como gestor, é relevante ser referência no estabelecimento de normas e recomendações da corporação. Mesmo sem ter certeza das decisões e informações, não deixe de manter contato e explicar o momento atual para os liderados. Embora seja fundamental demonstrar não termos todas as respostas prontas, a liderança nunca deve desaparecer. Se não mantiver a equipe atualizada, informações desencontradas podem surgir e afetar os negócios.

  1. Crie uma equipe para lidar com ondas de informações

Uma quantidade enorme de dados sobre a pandemia e as consequentes crises é distribuída diariamente nas companhias. Por isso, é crucial criar um grupo para o gerenciamento do tema, o qual possa monitorar e dar retornos rápidos em relação aos acontecimentos internos. O ideal é ter pelo menos um funcionário de cada área relevante para o funcionamento da corporação, como Recursos Humanos, Finanças, Atendimento ao Cliente, entre outros, viabilizando diferentes olhares e novas soluções para os problemas.

  1. Estabeleça metas e confie no time

Defina metas e dê votos de confiança. Há uma necessidade constante de estar próximo para conferir se os empregados estão realizando as atividades, mas nos momentos sem essa possibilidade, é preciso alterar a forma de gestão e confiar no time. Continue acompanhando o desempenho de cada um. Estabeleça uma relação diária e deixe o caminho certo. 

Não se esqueça: todos estão no mesmo barco e a empatia é necessária para passarmos pelo momento. No início das reuniões, comece perguntando como as pessoas estão, mostre cuidado. Confira se elas têm a infraestrutura necessária e se precisam de algo.

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