Diante desse período de revolução laboral os empregos vêm mudando, rapidamente, nos mais variados setores. Tudo isso reflete a pandemia do coronavírus e as decorrentes adaptações de serviço. Assim, para se manter alinhado às transformações é essencial colocar em prática algumas habilidades comportamentais. Então, fique atento às nossas dicas!

Reciclagem comportamental

Segundo um estudo da Society for Human Resources Management, 87% dos líderes empresariais afirmam ter problemas com o recrutamento de talentos. Ainda, 75% deles ressalta a falta de competências nos candidatos. Isso porque as exigências não são apenas técnicas, são soft skills, conhecidas como “habilidades leves” - opostas a aptidões táticas.

Nesse sentido, o termo em inglês (soft skill) remete à capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, inovação e criatividade, por exemplo. Assim, 37% desses gestores deixaram de contratar por falta dessas maestrias dentre os aspirantes. Com isso, observamos a necessidade de desenvolver essas qualificações, principalmente, em tempos críticos como estamos vivendo em decorrência do Covid-19.

Para a especialista em desenvolvimento humano, Susanne Andrade, essa situação de tensão gera oportunidades, contudo, os profissionais precisam se reinventar. “Para quem ainda não digitalizou seu negócio, chegou o momento de lançar mão de ferramentas tecnológicas - como whatsapp, zoom, skype, entre outros. Além desses instrumentos, é preciso aprimorar as soft skills para enfrentar a crise e, ainda mais, sair dela com um saldo positivo”, explica.

Por isso, “entendendo o seu posicionamento profissional e buscando o autoconhecimento, demonstra-se ao mercado de trabalho suas principais atribuições frente ao seu valor. Bem como, estar realmente se conectando com as pessoas, criando vínculos e expandindo sua relação de contato”, expõe a psicóloga e especialista em consultoria de recolocação profissional e carreira, Karine Mueller.

Dessa forma, Susanne indica quatro soft skills essenciais em momentos de desafio. Veja:

  • Empatia - a empresa na qual trabalha deverá passar, ou está passando, por uma fase complicada com quedas de produção e faturamento, por exemplo. Logo, como colaborador, é preciso se colocar no lugar da companhia para enfrentarem juntos as instabilidades.
    Em outro ponto de vista, caso esteja participando de um processo seletivo, demonstre como você entende as dores do negócio. Ou seja, como pode ajudar a vencer esses novos obstáculos.
  • Colaboração - estamos todos no mesmo barco, então, é hora de todos se “darem as mãos” para saírem desse processo difícil. Para isso, é fundamental desenvolver o espírito de equipe e ter uma cultura organizacional enraizada. Isso deixa um pouco mais leve o isolamento social.
  • Flexibilidade - em geral, é preciso estar aberto ao novo. Muitos empreendimentos estão se adaptando aos recentes modelos de trabalho como home office, trabalho remoto e teletrabalho. Com isso, as equipes precisam ser mais pacientes e resilientes, visando manter o fluxo produtivo. 
  • Inteligência emocional - é saber compreender e gerenciar os próprios sentimentos, bem como o dos outros. Então, é hora de usar a criatividade e reinventar as relações laborais, como “o que eu farei para mudar essa situação?”. Logo, alguns pontos interessantes são: tentar reduzir as emoções negativas, “bater de frente” com a ansiedade e o estresse e, principalmente, conhecer seus limites.

Portanto, desenvolva seu potencial profissional. Isso serve tanto para quem está operando quanto para aqueles em busca de recolocação. Conte sempre com o Nube e boa sorte!

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