Com o objetivo de ajudar a população a conter a ansiedade por conta da situação atípica vivenciada pelo Brasil nos últimos tempos, especialista orienta sobre a importância de manter a rotina. Afinal, adotando os costumes, é possível evitar o estresse excessivo em períodos como os de quarentena.

Relaxar é bom                                                                   

“A busca por programas com conteúdos mais leves como entretenimento, filmes, músicas, ajudam a acalmar e contribuem para amenizar o medo em geral. As tarefas domésticas como arrumar os armários, selecionar roupas para doação e eliminar excesso de utensílios também são dicas para a mente se distrair em casa”, avalia Ana Flávia Parenti, professora coordenadora do curso de psicologia da Unicid.

Para ela, a sobrecarga surge muitas vezes devido à criação de expectativas. Portanto, nesse momento, é preciso manter a ordem e realizar tarefas prazerosas dentro do lar para controlar a situação. Isso inclui atividades com crianças, jogos e brincadeiras em família, entre outras atividades.

Correntes pelas redes sociais                                                                   

Outro ponto citado pela psicóloga é sobre a relevância de o indivíduo filtrar as muitas informações recebidas, pois, caso isso não seja feito, é possível ter um gatilho para ficar ansioso. “É preciso evitar fatos os quais não sejam de fontes confiáveis e de órgãos oficiais. Evitar áudios de WhatsApp sem identificação, por exemplo, ou ficar acessando Internet e televisão o tempo todo, absorvendo notícias ruins. Evitar programas sensacionalistas, e principalmente, não compartilhar nada sem ter certeza da veracidade, porque isso só aumenta o caos e colabora para piorar o cenário”, explica.

Bom sono                                                                   

A professora comenta ainda sobre como evitar a ansiedade noturna. “É recomendado evitar a mudança da rotina de sono, assim, o melhor é dormir sempre no mesmo horário, não comer alimentos pesados antes de se deitar, desligar o celular minutos antes e não o levar para a cama. O importante é mudar os pensamentos e não se deixar levar por eles”, argumenta.

Recursos digitais como aliados                                                                   

Por fim, Ana Flávia afirma: devido ao atual momento do país, a tendência é o ser humano fazer reclamações desnecessárias. Assim, as pessoas também precisam observar com outra perspectiva a vida, a família e também a sociedade. “Conversar com as pessoas ajuda e muito a manter-se conectado e obter alívio. É preciso ser inteligente nesse momento, aproveitar a própria Internet, por exemplo, de um modo a contemplar o bem-estar e o equilíbrio emocional”, orienta.

As chamadas de vídeo com pessoas próximas podem ajudar. “A meditação também é uma dica valiosa. Hoje existem aplicativos para ajudar os principiantes e nas redes sociais é possível encontrar diversas opções”, indica a psicóloga.

Quem interagiu bastante com seus amigos via smartphone foi a Tábata Lopes. Ela atualmente estuda psicologia na Unicamp e conta como fez e ainda procura organizar ao menos duas vezes na semana reuniões virtuais com seus amigos. “Isso me ajuda a matar a saudade e ainda me faz parar de pensar um pouco sobre os problemas”, comenta.

Portanto, siga essas orientações e tenha uma vida mais tranquila, mesmo em momentos mais instáveis. Descubra o que é a Síndrome de Burnout e como fugir dela.                                                                   

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