Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-gerenciar-estagiarios-em-home-office

Como gerenciar estagiários em home office 

Notícia | 30/04/2020

Gabriela Vasconcelos

Colocar em prática a instrução adquirida em sala de aula é uma maneira eficiente de fixar o aprendizado. Assim, o estágio é a melhor opção para o jovem ganhar experiência e se destacar no mercado. Nesse momento de isolamento social, eles também podem fazer home office!

Na modalidade, o aluno tem a carga máxima de 6 horas diárias e 30 semanais, bolsa-auxílio, recesso remunerado e seguro contra acidentes pessoais. Já as companhias possuem dispensas fiscais como 13º salário, um terço sobre as férias, INSS e FGTS. Logo, todas as partes saem ganhando!

Portanto, o ato escolar educativo é um diferencial na vida pessoal e profissional. A estudante de jornalismo da Faculdade Mackenzie, Isabela Fonseca, recomenda a atividade. “É um complemento da formação. Tem coisas possíveis de se absorver apenas no contato prático com a profissão”, relata a jovem. 

Contato próximo e confiança com os jovens

Para muitos educandos, a oportunidade é o primeiro contato com o mundo do trabalho. Por isso, a gestão deve proporcionar o aprendizado, mesmo à distância. Isso deve ser feito pelo supervisor do estágio, por meio de ligações e chamadas de vídeo, bem como a criação de lista de afazeres a serem entregues. 

Na visão de Jorge Petrlík, especialista em gestão de pessoas e coaching, de Brasília (DF), o contato deve ser frequente, mas sem tirar a confiança. “Eles estão se acostumando com o mercado de trabalho e a rotina de uma empresa, então estar perto é essencial para o desenvolvimento”, afirma.

Nesse sentido, ferramentas de gestão como o Trello podem auxiliar tanto o gestor quanto o jovem na organização e acompanhamento das tarefas. Ele serve para organizar e monitorar o andamento das demandas de cada membro do time. As vídeo chamadas podem ser realizadas por meio do Hangouts, Zoom ou do próprio Whatsapp. Elas auxiliam na motivação e alinhamento de atividades. Afinal, o distanciamento leva as pessoas a pensarem estar sozinhas. Às vezes, ver o rosto de outros pode nos animar.

É fundamental também manter uma comunicação aberta e confortável para o estudante pedir auxílio quando necessitar. Lembre-se: ele tem pouca ou nenhuma experiência e certamente terá dúvidas. Portanto, capriche no incentivo e na especificação dos afazeres. 

Contratação remota de estagiários

Ficou ciente sobre a possibilidade de atuação dos estudantes em home office e deseja contratar? Para encontrar os melhores talentos remotamente com segurança, conte com o Nube! Possuímos convênio com cerca de 18 mil instituições de ensino de todo o Brasil e temos um banco de dados com 6 milhões de currículos cadastrados. Com certeza algum deles têm o perfil ideal para o seu negócio e poderá te auxiliar com novas ideias neste período de crise. 

Quem recruta acadêmicos tem muitas vantagens! Afinal, eles não possuem vícios do setor, podem ser treinados facilmente e futuramente efetivados. Dessa maneira, agregam à competitividade da organização. Além disso, trazem opiniões inovadoras e muita energia à equipe. Também podem adquirir a tão requisitada experiência. Assim, o empresário ainda executa seu papel fundamental na formação dos jovens e atua como líder na transformação social do país.

Dentro de uma corporação, a diversidade, seja de idade, experiências e outros, só traz benefícios, tais como um ambiente inclusivo, vivências e propostas as quais podem trazer benefícios à instituição. Em um momento como esse, a capacidade de reinvenção é decisiva.

Invista nos estudantes e contribua com o futuro do Brasil!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe