Diante do avanço da Covid-19, empresas adotaram o regime home office como forma de proteção de seus colaboradores. No entanto, nunca se discutiu tanto sobre o ambiente de trabalho. Seja em casa ou no escritório, é importante criar uma atmosfera favorável para se dedicar às responsabilidades.   

Eduardo Tardelli, CEO da upLexis, reafirma a importância de estimular locais positivos, caso contrário, problemas de esgotamento e improdutividade podem prejudicar. “Inúmeros contratados convivem com sensações de exaustão, falta de energia ao fim do dia, sentimentos negativos em relação à carreira e capacidade profissional reduzida”, afirma o especialista.    

Tardelli ressalta o risco do ritmo acelerado e o nível elevado de exigência contribuírem para altas taxas de estresse e Síndrome de Burnout. De acordo com pesquisa realizada pela International Stress Management Association (Isma), 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a doença.     

Para ele, o ideal é: “criar um meio inovador, leve e de estímulos para o funcionário deve fazer parte das obrigações das companhias e vai muito além de garantir o faturamento, é sobre o bem-estar do time como um todo! Afinal, uma organização não é nada sem as pessoas.”    

Para auxiliar na percepção dos desafios em criar um bom espaço laboral, o diretor sugere algumas orientações:   

Buscar melhorias constantes     

As empresas devem oferecer a sua equipe desafios com sentido e propósito, procurando promover a compreensão das atividades propostas em busca de maior engajamento. “Derrubar barreiras hierárquicas solidifica a liberdade do funcionário para poder criticar, sugerir, reclamar e elogiar sem retaliações, sempre em busca de melhorias para si e para o todo”, ressalta Tardelli.     

O papel do líder   

Nesse cenário, o papel de lideranças preparadas e inspiradoras é essencial. “As organizações precisam de gestores mais abertos e comunicativos, processos ágeis de desenvolvimento de projetos (Design thinking, pesquisas internas etc.) e equipes multifuncionais” aconselha o especialista.

Para ele, muito além das bonificações em dinheiro em resposta a toda a dedicação, o "colaborador 4.0" precisa se sentir dentro de num cenário positivo, fazendo parte de um bem maior para a sociedade na qual está inserida. Seja desenvolvendo uma tecnologia inovadora ou trocando experiências positivas (e negativas) com colegas a fim de crescimento e desenvolvimento geral.

“Além de uma sala descolada, com games, escorregadores e mesas de ping pongs, é preciso oferecer inovação também na gestão”, sugere Tardelli.

Estimule práticas saudáveis     

A diretora de recursos humanos da Randstad, Maria Luiza Nascimento, reforça a importância de oferecer suporte aos colaboradores nesse momento: "com toda a situação atual, precisamos de momentos para deixar os problemas de lado e relaxar. Lembrar também, não estamos sozinhos. Mesmo no isolamento, vamos cuidar da nossa saúde mental, bem-estar e contribuir com nossa produtividade."

A gestora menciona um exemplo criado por sua empresa. Semanalmente, realizam reuniões on-line com temas diferentes para garantir integração e engajamento. “Em um desses encontros, por exemplo, contamos com a participação de uma especialista em meditação Mindfulness, buscando, por meio desta prática, aproximar nosso time e promover práticas saudáveis mesmo a distância”, comenta Maria.     

Portanto, se deseja mais dicas sobre o ambiente de trabalho, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube.       

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe