Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
semana-de-quatro-dias-e-possivel-mais-produtividade

Semana de quatro dias é possível: mais produtividade? 

Notícia | 28/04/2020

Gabriela Vasconcelos

Redução da jornada? Trabalhar quatro dias e ter três de fim de semana. Na empresa de produtos para pets Zee.Dog, os funcionários ganharam mais um período de descanso para aumentar a produtividade nos demais. Porém, como ações como essa realmente refletem em mais resultados? Fique por dentro com essa matéria!

Na companhia, a quarta-feira foi o momento selecionado para recarregar as baterias, passar um tempo com a família ou resolver assuntos pessoais. O principal motivo é o aumento de rendimento, pois se reduzem os níveis de estresse dos trabalhadores, resultando em índices maiores de satisfação. Além disso, durante o expediente, as pessoas ficam mais estimuladas e o equilíbrio entre a vida profissional e particular também melhora.

Já é feito no exterior

Em outros países, a medida é mais comum. A Microsoft fez essa experiência durante o mês de agosto de 2019 em uma de suas subsidiárias no Japão, resultando em um aumento de 39,9% na eficiência em comparação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com divulgação da própria empresa.

Para o psicólogo Renan Soares, essa é uma excelente maneira de prevenir a exaustão. “Os workaholics têm o ofício como a única ou principal razão para legitimar suas existências. Isso, por vezes, é reforçado pela necessidade de aceitação social, ganância e competitividade. Por isso, a fim de evitar maiores problemas, o ideal é a corporação não endossar esse tipo de comportamento”, afirma o especialista.

Experimentar novos formatos

Na visão de Leandro Loureiro, HR business partner na BTCC Conexão Cliente, em Goiânia (GO), vale a pena testar no Brasil esta modalidade. “Porém, é preciso criar um maior controle e transparência para as corporações e funcionários. O objetivo é colocar toda a organização na mesma página e mostrar as expectativas em relação àquele espaço de tempo. Assim, deve-se ir medindo, divulgando e acompanhando os resultados estratégicos e operacionais”, afirma. 

Além disso, é necessário também compreender quais fatores estão realmente impactando na produção dos colaboradores. “Está ligada a questões como se as pessoas estão nas cadeiras certas. Há casos nos quais profissionais produzem não por estarem descansadas, mas sim por sentirem o propósito e o sentido do trabalho realizado”, avalia Loureiro.

Burnout: um ponto de atenção!

Atrasos, entregas em cima da hora e baixo desempenho indicam o quanto as pessoas estão esgotadas em suas funções e como isso pode atrapalhar os negócios. O Burnout já é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde. Esse transtorno está vinculado ao trabalho e atinge 32% dos brasileiros. 

Hoje, as companhiasestão cada vez mais reduzindo o staff e isso acaba sobrecarregando os profissionais, gerando uma carga horária excessiva de trabalho. O principal sinal é o estresse, o qual pode afetar tanto o colaborador quanto a empresa, com queda no desempenho e produtividade. Isso tudo obviamente tem como resultado o absenteísmo, falhas operacionais, acidentes e uma série de consequências, causando prejuízos financeiros para a corporação. Saiba mais sobre o assunto assistindo essa matéria da TV Nube: “o que é a síndrome de burnout?”.

Aproveite para ficar de olho nas atualizações do site, pois sempre publicamos novos conteúdos voltados para o mundo corporativo. Apresentamos dicas diversas, para gestores, colabroadores e estagiários. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente. Assim, você se destacará no emrcado de trabalho.

Conte com a gente e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete