Em meio à pandemia do coronavírus e isolamento social, é comum surgirem questionamentos sobre o futuro da empregabilidade. Segundo a Organização Internacional do Trabalho – OIT, o recente cenário mundial pode deixar prejuízos, com até 25 milhões de pessoas desempregadas. Pensando nisso, é importante desenvolver algumas estratégias para manter sua estabilidade profissional.

Rebeca Toyama, especialista em estratégia de carreira, aproveita para incentivar os profissionais a cuidarem de seu networking e da sua identidade digital: “como muitos colaboradores estão com mais tempo livre, há diversas plataformas e cursos, com valores acessíveis e até gratuitos, disponíveis para se aprimorar.”

Além disso, a orientação é dedicar um momento determinado para estudar sem interferências e ser perseverante ao longo do processo. “Neste primeiro instante entenda os assuntos de seu conhecimento, descubra quais você quer desenvolver e aprender, para assim ter clareza e buscar oportunidades”, ressalta Rebeca.    

A fase é propícia também para dar continuidade no networking, pois uma das consequências do distanciamento social é o esquecimento de algumas conexões. “A frase ‘quem não é visto, não é lembrado’, faz muito sentido e precisa ser levada em consideração”, aponta a especialista.    

As medidas se aplicam também para pessoas em transição, empreendedores, executivos e empresários. “Somos seres relacionais e precisamos do outro para nosso desenvolvimento. Quando terminarmos essa etapa da crise, entraremos em um período com menos oportunidades, a famosa recessão, e a possibilidade de ser lembrado será muito útil para nos conectarmos às oportunidades existentes e/ou encontrarmos novas”, alerta Rebeca.      

Identidade Digital   

A importância de se olhar com cuidado para a identidade digital é um assunto pouco discutido, mas vale lembrar: impacta diretamente na marca do funcionário. “A atenção com as redes sociais precisa ser redobrada, por meio de postagens, compartilhamentos e principalmente, as fotos de perfil. Às vezes uma reputação sólida construída por décadas pode ser questionada com um comentário impensado em um post alheio, principalmente, nessa fase com os nervos à flor da pele”, comenta a orientadora.    

A especialista recomenda a interação de perfil em redes como o Linkedin, com a leitura e compartilhamento de arquivos pertinentes à área de atuação. Essas atitudes ajudam a manter a visibilidade diante de outras empresas. “Buscar a interação com profissionais referência também ajuda neste processo”, afirma Rebeca.  

Networking        

Uma das formas de promover conexão com as pessoas é usar a tecnologia como aliada. “Utilize as plataformas para substituir os cafés e almoços de relacionamento, como Zoom, Hangout, Skype, aproveite grupos de discussões e encontros para se relacionar com indivíduos do mesmo interesse do seu”, orienta Rebeca.       

Para quem já estava desempregado, a situação se torna ainda mais importante. De acordo com Madalena Feliciano, gestora de carreira e CEO da Outliers Careers e IPCoaching: “a melhor forma de comunicação agora é a Internet, é preciso saber usar os recursos disponíveis.”      

Para Madalena, é hora de “conversar com quem não tinha tempo antes, se apresentar a novos contratados e firmar parcerias, assim, você aumentará as possibilidades de conhecer novas vagas e ter sucesso.”  

Portanto, se deseja mais dicas e orientações sobre o mercado de trabalho, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!     

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe