Uma das maiores diferenças entre trabalhar ou estagiar em equipe com todos no mesmo ambiente ou sozinho em casa é a capacidade de automotivação. No ambiente corporativo, você tem o líder te inspirando, pessoas em movimento gerando cadência ao fluxo de atividades. Quando estamos no conforto do lar, alguns fatores podem atuar como ladrões de tempo, como cama, geladeira, TV e até a família quando interrompem o tempo todo. Então, se manter engajado e retornar ao foco com mais disposição mesmo remotamente  é necessário para bater as metas no final do mês.

“Nunca confunda intervalos de descanso para renovar energias com distrações capazes de sequestrar suas horas”, alerta a especialista em produtividade Tathiane Deândhela. Pausas, quando planejadas são extremamente importantes. Não só para aquele respiro, mas também para ter insights. Determinadas ideias só surgirão depois de esfriar a cabeça e quem trabalha feliz produz mais, segundo a psicologia positiva. Logo, é comprovado: atividades capazes de proporcionar essa renovação nos ânimos podem ajudar a manter a satisfação e os níveis de produtividade em alta.

Veja as dicas da especialista para focar nesse contexto.

1 – Mantenha seu sonho por perto
Defina metas para serem alcançadas a curto, médio e longo prazo e deixe algo representando cada uma delas sempre ao alcance da vista. “Por exemplo, desde o início da minha trajetória, meu sonho era poder viajar e conhecer novos lugares. Com o objetivo de conquistar a tão sonhada viagem, procurei deixar fotos dos lugares os quais queria conhecer sempre à vista!”, conta Tathiane.

2 – Pratique mais o autoconhecimento
Descubra quais tipos de músicas te ajudam na concentração ou se é o silêncio o responsável por te fazer trabalhar melhor. Também é vital observar os horários de maior fluidez nas entregas. “Algumas pessoas são noturnas, outras funcionam melhor de manhã. Por isso, é essencial cada um perceber como funciona melhor individualmente”, explica a especialista.

3 – Dedicar tempo a hobbies
Segundo estudos do livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, pessoas felizes produzem mais. Nesse cenário de tensão mundial, é ainda mais importante fazer descansos para proporcionar à mente momentos de descarga de alegria. “Alguns exemplos de pílulas para serem usadas nesse caso são vídeos curtos de algo capaz  de te fazer bem, como bebês, natureza, animais, piadas.  Ligar para um amigo, parente, filho por vídeo para bater um papo rápido também ajuda a diminuir a sensação de isolamento”, aconselha.

4 – Separe o tempo de cada área da vida
Defina rotina profissional e a hora de descansar. Se você tem isso bem estipulado, fica mais fácil focar e eliminar as dispersões. Durante o período determinado, evite invadir o outro âmbito da vida. “Nesse ponto, o expediente costuma ser maior, por isso, as folgas são importantes para recuperar o fôlego e voltar a mergulhar”, diz.

5 – Entenda: você nunca será extraordinário antes de ser constante
Se comprometa com o fim das encumbênicas  e siga sua agenda à risca. “É infinitamente mais satisfatório finalizar obrigações já iniciadas em relação a não concluí-las”, lembra a especialista.

Daiane Peretti é head de pessoas do Olist, em Curitiba. Na empresa onde atua, algumas atitudes foram tomadas para aproximar os colaboradores. “Nossa missão vai desde garantir a todos os talentos terem os materiais necessários (computadores, fones, mouses, cadeiras, Internet…), até informar sobre boas práticas de home office e ergonomia. Também fornecemos a vacina da gripe para nossos contratados, os deixamos informados sobre diretrizes e próximos passos. Damos, inclusive, apoio aos gestores na orientação de seus liderados”, compartilha.

Como o estágio se enquadra nesse recurso? Descubra!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe