Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-realizar-o-home-office-com-criancas-em-casa

Dicas para realizar o home office com crianças em casa  

Notícia | 23/04/2020

Lays Emily

Quanto tempo demora para criar um novo hábito? De acordo com pesquisas, uma atividade deve ser praticada por 21 dias seguidos para se tornar um costume. Manter a rotina organizada, por exemplo, não é simples, mas pode ser desenvolvida. Em tempos de isolamento social, a prática se torna ainda mais importante, especialmente para quem está com crianças em casa.

Vagner Sandoval, coach de carreira e professor indaga: “para a maioria das pessoas, organizar o ritmo de vida nos últimos dias têm sido uma tarefa quase impossível. Como lidar com tudo isso se não tivemos tempo de pensar, treinar ou planejar a melhor forma de atuação nessas condições?”

Com o objetivo de facilitar o processo, o especialista preparou dicas para te ajudar a lidar com o dia a dia durante o distanciamento coletivo.

Mantenha a calma

Muitos colaboradores dividem a casa com outros familiares ou possuem crianças no lar. “O desafio de ter os filhos passando embaixo dos seus pés, por exemplo, enquanto você faz uma reunião importante, muito provavelmente, é o mesmo cenário de diversas pessoas. Sendo assim, todos compreendem, existe um tempo de adaptação e, logo, não irão exigir de você uma atuação sem qualquer tipo de intercorrência”, afirma Sandoval.

Planeje o seu dia

Estabeleça uma rotina para esse cenário. “É inédito também para os pequenos. Eles não estão acostumados a ficar em casa o tempo inteiro. Dessa forma, um novo planejamento familiar precisa ser elaborado. Determine o horário de acordar, pois isso vai impactar fortemente na hora de dormir. Administre o tempo para o café da manhã, para as brincadeiras, estabeleça o período das atividades das crianças como, estudo e leitura”, sugere o especialista.

Compartilhe seu planejamento com todos na casa

O ato de compartilhar decisões e ações com os envolvidos cria responsabilidade e engajamento na empresa. “Sendo assim, reúna todos da família e divida com eles a sua programação. Embora você esteja em seu lar, será necessário trabalhar durante alguns períodos do dia, e a ajuda deles será de fundamental importância para isso acontecer de forma mais tranquila”, aconselha o professor.

A identidade visual é importante

Uma dica de Sandoval parte da ideia sobre a importância da vestimenta durante o home office: “um dos motivos pelos quais os funcionários utilizam uniformes nas empresas é para criar uma identidade visual. Quando você vai em um posto de gasolina e tem duas pessoas perto da bomba de combustível, uma vestida casualmente e outra uniformizada, certamente você irá concluir, o frentista está com o uniforme. Da mesma forma acontecerá em sua residência.”

O coach ilustra: “quando chegar o momento de seu expediente, coloque uma roupa capaz de refletir trabalho. Se os seus filhos te verem de bermuda e chinelo, por exemplo, certamente vão pensar ‘a mamãe daquele momento está disponível’.”

Determine um local específico para atuar

Qual o cômodo com menor movimentação? “Este deve ser o seu local de operação. Talvez a sala ofereça a melhor comodidade, porém tem a TV e o sofá, lugar onde as crianças gostam de jogar videogame ou assistem vídeos no celular. Certamente será um terreno fértil para conflitos, principalmente os sonoros”, alerta Sandoval.

Para te auxiliar ainda mais com a dinâmica de espaço em seu lar, Laura Howe, vice-presidente global de Comunicação em Inovação da Pearson fornece algumas orientações.

Tenha as ferramentas certas

Confirme quais as ferramentas disponíveis para você durante o trabalho remoto. “Você talvez precise aprender a usar novas tecnologias. Faça pequenos intervalos e não deixe o expediente invadir sua noite ou o tempo com sua família”, afirma Laura.

Por fim a especialista ressalta a necessidade de mensagens motivacionais e uma postura empática diante da situação: “agora é a hora das pessoas precisarem de inspiração e encorajamento. Eleve a moral dos seus colegas, elogiando-os para seus chefes, agradecendo por feitos excepcionais ou simplesmente dizendo: ‘Você consegue!’”.

Portanto, se deseja mais dicas de como se organizar e manter uma rotina produtiva, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe