Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-home-office-preventivo-e-administracao-da-rotina-com-filhos

O home office preventivo e administração da rotina com filhos 

Notícia | 22/04/2020

Gabriela Vasconcelos

Diante da realidade da quarentena, a adoção do trabalho remoto faz parte da prática de prevenção. Contudo, para quem tem crianças em casa, essa nova dinâmica é desafiadora. Afinal, eles também foram tirados de seu dia a dia e podem ter mais dificuldade em lidar com o isolamento. 

Assim como os demais colaboradores, a supervisora de empresas do Nube, Kelly Querido, também está atuando à distância. Ela tem três filhos e procura formas de se adaptar. “Precisa ter um pouco de criatividade e muita paciência com eles, pois embora sejam pequenos, também estão sentindo o impacto de sair da rotina”, afirma.

Ela procura preencher o tempo dos rebentos com atividades criativas enquanto trabalha. “Busco organizar minha agenda como se estivesse mesmo na empresa para não perder o controle e vou adaptando esses horários com os costumes deles. Coloco-os para brincar de quebra cabeça, pinturas, brinquedos de montar, coisas para entretê-los e fazê-los pensar um pouquinho, porque senão querem ficar só assistindo vídeos no celular e não é legal”, explica.

Escola em casa

Uma alternativa é preparar ambientes caseiros para remeter ao dia a dia das crianças. A publicitária Ana Flora Jacobucci, dedica-se à maternidade em tempo integral. Durante o período de distanciamento social, ela decidiu montar em casa uma pequena escola improvisada e deixar a criatividade fluir. "Estabeleci um espaço para essa atividade. A varanda, área mais social, perdeu sua função com a chegada da quarentena. Agora, quando entramos lá, nossa rotina transforma-se e a mamãe vira a professora Ana Flora", relata. 

Ela ainda salienta a novidade da situação. "No começo, não sabia como seria. Porém, conforme meu filho de cinco anos foi se envolvendo, fui entendendo seus gostos, em quais tarefas ele tem mais independência e quais mais o entretém. Isso tudo tem sido de extrema importância para eu, além da dedicação a ele, conseguir trocar uma fralda, dar mamadeira e atenção à Maitê (quatro meses)", conta

Dicas

Patrícia Franco, diretora de RH da Aspen Pharma Brasil, sediada no Rio de Janeiro (RJ), elenca algumas dicas para orientar quem passa pela mesma situação. 

 

  • Estabeleça horários e plano de atividade

 

Diferentemente do escritório, o home office não possui horários tão definidos como início, almoço e fim. Por isso, vale ter atenção com a carga de afazeres e o fluxo de produtividade do dia a dia. Para auxiliar, monte uma agenda com o planejamento e compromissos, além do plano de tarefas diário e semanal. Importante definir períodos para alimentação e beber água regularmente ao longo do dia. 

 

  • Local

 

É relevante estipular um espaço ordenado para realizar as funções corporativas. Garanta um local sem distrações, organizado e silencioso, o qual não limite sua produção. 

 

  • Roupa

 

A simples ação de trocar o pijama por outra roupa produz em nosso cérebro um estímulo de entendimento do ofício. Por isso, vista-se como um ritual de ordenação do seu dia.

 

  • Realize outras ações fora do expediente

 

Dose seu ritmo de forma a alinhar o trabalho com os descendentes e cuidados de casa. Por não ter mais o deslocamento até a corporação, pode começar mais cedo, por exemplo. Atribua momentos para a produtividade contínua e não esgotamento de ideias. 

 

  • Ter a colaboração de todos da residência é fundamental.

Contar com o apoio de todos do lar é fundamental. Explique: você está em casa, mas não disponível 100%, ainda tem horários, regras, serviço a ser cumprido. No começo é mais difícil, mas aos poucos, tudo é entendido e normalizado. 

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete