Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
qual-o-conceito-de-estagio

Qual o conceito de estágio? 

Notícia | 21/04/2020

Gabriela Vasconcelos

O estágio é a atividade profissional realizada pelo estudante para colocar em prática seus conhecimentos e competências. Segundo a Lei 11.788/08, trata-se de ato escolar educativo supervisionado feito em ambiente de trabalho. O objetivo é a preparação do jovem para o mundo corporativo. É a maior e melhor porta de entrada para o jovem no mercado de trabalho. Por meio da experiência, o aluno vai aprender as dinâmicas da profissão, além de poder custear seus estudos por meio da bolsa-auxílio. Fique por dentro!

Segundo o dicionário Priberam, estágio significa tempo de treino ou aprendizado de certas profissões; temporada na qual uma pessoa ou um grupo exerce uma ação. Contudo, a vivência vai bem além disso, pois o participante aumenta suas chances de concluir a faculdade empregado, por exemplo. De acordo com levantamento do Nube, de 40% a 60% dos estagiários são efetivados. 

Benefícios para a rotina

Em meio a tantas rotinas educacionais, fica complicado ter tempo para uma jornada de oito horas diárias. Além disso, existe a dificuldade de conseguir um cargo por causa da falta de vivência. Por isso, na modalidade, o aluno tem a carga-horária máxima de 6h diárias e 30h semanais. Além disso, recebe auxílio-transporte, bolsa-auxílio, recesso remunerado e seguro contra acidentes pessoais. 

Regras

Para a realização, uma parceria é selada entre o aluno, a parte concedente, a instituição de ensino e o agente de integração. No Termo de Compromisso de Estágio (TCE), deve constar o plano de tarefas a serem realizadas pelo discente. Elas precisam condizer com seu curso, em caso de ensino superior. 

Na visão de Aline Costa, palestrante e consultora na Viver RH, em Brasília (DF), o conhecimento adquirido na experiência vai além da teoria. “Gera ainda a oportunidade do estagiário validar suas escolhas profissionais enquanto desenvolve tarefas ao observar localmente a atuação de outros profissionais os quais traçaram o mesmo caminho almejado por ele”, explica.

Corporações também saem ganhando, visto possuírem dispensas fiscais como 13º salário, um terço sobre as férias, INSS e FGTS. “Têm ainda um ganho significativo em talentos inovadores, pois os jovens profissionais trazem atualização de conceitos e novas formas de solucionar problemas”, finaliza Aline.

Diferencial na carreira dos jovens

Portanto, o ato escolar educativo é um diferencial na vida pessoal e corporativa. A experiência pode ser acrescentada ao currículo e destacada durante um processo seletivo. Também agrega valor e conhecimento à carreira e existe ainda a chance de efetivação. 

Daniele Dias, estudante de jornalismo, considera indispensáveis os aprendizados da ação. “Exercitei todo o conhecimento da faculdade e mais: descobri até sobre temas nunca abordados em sala de aula. Foi um complemento importante para minha formação”, conta. 

Experiência de quem já foi estagiário

O estágio já rendeu milhares de histórias de sucesso para você se inspirar. Nós contamos algumas delas no quadro “Fui Estagiário”, da TV Nube. Frederico Bellini é um grande exemplo disso: ele cursou marketing, foi estagiário e chegou ao posto de liderança da GS1 Brasil. “Nada se constrói sozinho e é muito bom relembrar de quem fez parte e apoiou meu desenvolvimento profissional”, conta. Quer saber mais sobre essa trajetória? Então clique aqui

Aproveite para se cadastrar gratuitamente no site do Nube e concorrer à milhares de oportunidades! Fique também sempre de olho aqui no blog, pois publicamos conteúdos muito relevantes para a sua carreira diariamente. Quem está mais preparado sai na frente dos concorrentes! Boa sorte.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete