O novo coronavírus já deixou de ser uma ameaça e se tornou uma realidade. Com uma quantia alarmante de casos confirmados da doença no Brasil, governadores já começaram a adotar medidas mais restritivas, como os fechamentos de shoppings e academias. Seguindo conselho da Organização Mundial de Saúde, a população deve ficar em casa e sair somente em casos mais urgentes.                 

Mesmo ainda não adotada como medida obrigatória, a quarentena e afastamento social tem aumentado no país e estima-se um crescimento expressivo dessa ação. Com a reclusão, existe a possibilidade dos cidadãos desenvolverem doenças psicológicas, como excesso de ansiedade e a depressão.
                
Qual seria a melhor alternativa para não “pirar” dentro de casa? De acordo com a psicanalista Eloah Mestieri, existem algumas dicas a serem praticadas com certa rotina em horários alternados, contribuirão para o período ser menos estressante. Veja abaixo:
                
Banho de sol
                                                                                              
Quem está no conforto do lar acaba deixando de tomar um pouco de sol e isso pode ser prejudicial à imunidade. “A estrela é a principal fonte de vitamina D para o nosso corpo. Ao tomarmos pelo menos 15 minutos de banho na luz, aumentaremos nossa proteção, diminuímos o risco de depressão e melhorarmos a qualidade de nosso sono”, pontua Eloah.
                
Crie novos hábitos
                
Exercícios on-line e gratuitos também podem ser feitos. “Isso nos ajudará a diminuir o estresse, reduzir a endorfina e aumentar a qualidade de vida”, aconselha a especialista.

Ana Clara já tem procurado opções para não deixar o aprendizado congelado. “Preciso exercitar a cabeça, porque senão é bem capaz eu acabar surtando nessa situação”, comenta. Quer saber como aproveitar o tempo livre nesse quesito? Veja esta matéria! Para a estagiária de psicologia, conversar com seus colegas em âmbito pessoal também pode auxiliar a superar a distância. “Não quero ficar longe de ninguém”, afirma.
                
Não se desconecte das pessoas
                
Em tempos de pouco contato físico com amigos e parentes, usar o telefone ao invés das redes sociais é uma opção. “Dê um telefonema para um amigo com quem não conversa há algum tempo ou com gostos em comum, fale de outros assuntos além da pandemia. Conversar por chamada traz uma sensação maior de conexão com o próximo e isso conforta nos tempos atuais”, explica Eloah.
                
Retome afazeres não concluídos
                
Sabe aquela gaveta de documentos dos seu quarto bagunçada há anos? Que tal organizá-la? “Deixar a nossa casa em ordem fará muito bem para o nosso cérebro, para o interior e ao astral como um todo. É importante manter o nosso ambiente ao redor o mais agradável possível. Agindo dessa forma, passar o período de instabilidade será mais leve”, garante.
                
Mantenha a vaidade em casa
                
Conforme mais tempo a pessoa fique isolada, natural os cuidados com a aparência diminuírem. Para Eloah, continuar sendo vaidoso ajudará. “Não é necessário pensar como se estivesse indo para um casamento, mas sim ficar bem arrumada, com um roupa como se fosse usar na rua, maquiagem e até mesmo perfume. Isso funciona pois quando você se olhar no espelho, não verá um aspecto de doente, porque o objetivo principal é encontrar formas de não ficar mal”, explica.
                
Portanto, siga as dicas para superar essa adversidade coletiva. Estamos juntos nessa!

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