Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
medo-e-grande-obstaculo-para-o-desenvolvimento

Medo é grande obstáculo para o desenvolvimento 

Notícia | 20/04/2020

Gabriela Vasconcelos

O medo é um mecanismo biológico de proteção de suma importância para a sobrevivência humana. Garantiu aos nossos ancestrais escapar de predadores e permite na atualidade tomar atitudes de precaução diante de situações vistas como perigosas do ponto de vista físico e psicológico. Contudo, esse estado afetivo também pode funcionar como obstáculo para as metas de vida. Como driblar esse contratempo?

Em outras palavras, o temor leva as pessoas a perderem oportunidades de desenvolvimento pessoal e corporativo, impedindo-as sentirem-se plenamente realizadas. Os tipos mais comuns são dois: o receio de errar e o de receber críticas e julgamentos. 

O primeiro está intimamente ligado ao aprendizado infantil. Quando crianças, somos ensinados: falhar é ruim. Já o segundo é relacionado com a necessidade psicológica de todo o indivíduo ter aceitação e aprovação social. Com o intuito de não experimentar a sensação de exclusão, advinda da opinião negativa alheia, há quem opte por não ousar realizar seus verdadeiros anseios.

Superação de desafios

O desacerto deve ser visto não como algo negativo, mas sim como um aprendizado inerente ao aperfeiçoamento. O terapeuta transpessoal com especialização em constelação familiar, escritor e empresário, Robson Hamuche, tem algumas recomendações para quem deseja vencer essa barreira. 

"Se encontrar dificuldades hoje, mude a forma de encará-las. Em vez de sofrer com o desafio, agradeça e pense: ele veio para ajudar você a ser alguém melhor". A importância de relevar os erros e continuar tentando também é enfatizada pelo especialista. "Pense em algo pelo qual você se pune frequentemente por não conseguir fazer da maneira almejada. Exercite o autoperdão", diz.

Já em relação ao temor de ser criticado é preciso conscientizar-se de, diante da diversidade de opiniões, ser impossível agradar a todos. "Diante da indecisão, existe uma tendência de sermos consumidos pelos diversos questionamentos sobre quais serão os pensamentos dos outros. Coloque-se em primeiro lugar”, recomenda. Hamuche.

Impacto na vida profissional

Na jornada profissional, o receio em relação a solicitar um aumento ou promoção também pode ser um empecilho para a carreira. Para Joás Ferreira, coordenador de RH nas Lojas Bemol, em Manaus (AM), vale identificar, em cada caso, onde a evolução está atrelada. “Nem sempre é em um novo cargo. Pode ocorrer na posição atual, por meio de estudos e provocações, experiências, as quais podem ser proporcionadas no mesmo ambiente. Quanto ao medo de encarar novos desafios, é importante até o ponto o qual não te iniba ou paralise, mas te mantenha atento ao novo”, afirma. 

Trabalhe sua auto confiança e siga em frente! Você é capaz de superar desafios!

Quer saber mais?

Se você deseja ficar por dentro de mais temas como esse, precisa acompanhar os conteúdos aqui do site. Diariamente publicamos novos materiais com muitas orientações e novidades. Nosso objetivo é te ajudar a superar desafios e melhorar sua performance corporativa!

O medo de falhar, por exemplo, também pode ser fruto de baixa autoestima e insegurança. Essas características também geram um transtorno chamado de Síndrome do Impostor. Ele diz respeito às atitudes no ambiente corporativo e reações diante de adversidades. Quem apresenta essa condição é tomado por perspectivas limitantes, como dizer a si mesmo: não posso, não estou pronto para isso. Contudo, existem maneiras de driblar esse problema. Saiba mais no vídeo da TV Nube.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete