Aumentar a produtividade não é uma tarefa simples, requer disposição e foco. Quando o assunto é home office então, o desafio é ainda maior. É preciso se livrar de distrações e da procrastinação. Por isso, seguir algumas dicas faz toda a diferença na hora de concluir seus objetivos.

Sandro Magaldi, escritor e coautor do best seller “Gestão do Amanhã”, afirma: “estabelecer uma rotina profissional eficaz em casa, de fato, não é uma tarefa simples, mas não é impossível!”

Há quase seis anos, Magaldi trocou o escritório tradicional pelo teletrabalho. Desde então, optou por desenvolver o expediente remoto. Com sua experiência, o especialista orienta como se manter produtivo durante a atual crise do coronavírus:

Seja disciplinado

Sua residência pode ser um verdadeiro “campo de estímulos”, pois ser interrompido e ter a atenção desviada é mais fácil: “seja pela televisão ou por alguém morando com você. Por isso, é importante definir horários e comunicá-los para as pessoas próximas e aos colegas de trabalho. Por outro lado, também tem quem trabalhe excessivamente. Inclua nesse período pausas de 15 a 20 minutos de descanso pela manhã e à tarde, além do intervalo para o almoço”, aconselha Magaldi.

Outro grande obstáculo é a procrastinação, ou seja, o ato de adiar determinadas ações. Para Flora Victoria, especialista em psicologia positiva, a inércia leva ainda a um quadro de dor e sofrimento, capazes de acentuar o estresse em um momento sem válvulas de escape de férias, passeios e programas culturais para reduzir a tensão.

Para a psicóloga, a chave está em buscar o seu propósito e não desistir de seus objetivos. “Tanto a quarentena quanto as situações criadas por ela são fatores externos, não podemos mudar. Porém, podemos alterar como encaramos a situação, como nos sentimos, como enxergamos cada adversidade e, por fim, como podemos e devemos reagir a ela. Essa pequena mudança de perspectiva faz toda a diferença entre sentir-se vítima das circunstâncias e retomar o controle da sua vida”, ressalta.

Atente-se ao ambiente

Um ambiente bem organizado pode fazer toda a diferença. De acordo com o escritor é importante escolher um local o mais sossegado possível. “Uma boa estrutura também é essencial para garantir o seu conforto. Lembre-se de avaliar se as cadeiras e mesas estão na altura adequada. A cada hora, levante, faça um breve alongamento e beba água. Podem parecer detalhes simples, mas ao longo prazo o seu corpo agradecerá por esses cuidados”, declara o especialista.

Adapte às ferramentas tecnológicas

No momento, as ferramentas tecnológicas ditam as dinâmicas de trabalho. “Se você nunca foi adepto ao Skype, ao Zoom ou a qualquer programa de videoconferência, o momento para aprender a usá-los é agora. Independentemente da situação ou da distância, esses mecanismos são ótimos aliados para manter uma boa comunicação com clientes e colegas”, reconhece Magaldi.

Planeje suas tarefas e atividades

Para quem tem dificuldade em organizar a agenda ou se sente perdido diante das atividades, o escritor sugere começar o dia dividindo as tarefas de acordo com suas prioridades.

Por fim, Flora Victoria aconselha a criar mensagens motivacionais para si mesmo durante essa fase de incertezas: “cole na sua tela o porquê seu trabalho é essencial neste momento de isolamento. Você vai se surpreender como a criatividade pode estar a seu favor.”

Portanto, para mais dicas de como aumentar a produtividade durante o home office acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe