Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-lidar-com-a-convivencia-durante-o-home-office

Dicas para lidar com a convivência durante o home office 

Notícia | 17/04/2020

Lays Emily

Para muitos profissionais, o home office é algo novo e pode se apresentar como um verdadeiro desafio, especialmente se vários membros da família estiverem tentando trabalhar e estudar juntas sob um mesmo teto. Pensando em formas de te auxiliar a lidar com o cenário inovador, veja algumas dicas.

De acordo com pesquisa publicado pela Revista Veja, os colaboradores têm dificuldade de estabelecer uma rotina corporativa clara e objetiva. Laura Howe, vice-presidente de comunicação em inovação da Pearson, descreve a realidade da adoção do teletrabalho em sua empresa: “isso faz parte da cultura da nossa companhia há anos. Um quinto dos funcionários ao redor do mundo já fazem home office em tempo integral”

No entanto, Laura reconhece não ser uma prática comum para todas as corporações, por isso, lista algumas orientações para auxiliar nesse período de incertezas:

Organização

Para uma boa rotina laboral, crie um mindset semelhante ao adotado no escritório. “Confirme quais são as ferramentas disponíveis durante o trabalho remoto. Talvez você precisará aprender a usar novas tecnologias. Organize sua área de trabalho: pense em como você irá administrar o espaço caso compartilhe o ambiente com terceiros”, orienta a especialista.

Alinhe expectativas

Combine onde, quando e como se comunicar com seu time de forma eficiente. “Tomem decisões sobre agendamento de calls e conversas rápidas. Vocês vão fazer um alinhamento de 15 minutos logo pela manhã ou bater um papo de encerramento do dia? Tente mandar menos e-mails e conversar mais, especialmente por chamadas de vídeo. Nesses tempos difíceis, poder ver e ouvir seus colegas será reconfortante. Deixe sua câmera ligada durante as reuniões - expressões faciais e conexão pessoal significam muito agora”, aconselha Laura.

Nem tudo é trabalho

Estar em casa não é sinônimo de distração, mas também não é preciso se cobrar além de sua obrigações, por isso, incentivar práticas sociais e comunicativas, pode ser fundamental. “Planeje ‘intervalos de café’ virtuais ou prolongue um pouco as chamadas para ter aquelas conversas informais do escritório. Isso faz a diferença na qualidade e na profundidade das discussões relacionadas ao trabalho, além de permitir entender melhor seus colegas e os desafios enfrentados por eles. Em suma, seja humano” enfatiza a gestora.

Estabeleça (e respeite) horários

Os assuntos profissionais podem tomar conta de todo o seu dia, se você deixar. “Estabeleça horários bem definidos e compartilhe sua agenda de forma clara com seus parceiros. Acorde, tire o pijama e bote uma roupa pela manhã. Siga sua rotina matinal normalmente e deixe seus colegas cientes de quando você deve começar seu dia de trabalho” recomenda Laura.

Em casos de colaboradores com filhos ou outras pessoas em casa a atenção e o cuidado com o cotidiano deve ser redobrado. “Talvez você precise dedicar uma parte da sua manhã para ajudar os pequenos em suas tarefas da escola. Comunique essa e outras eventuais necessidades para seu time. Respeite o tempo dedicado exclusivamente ao trabalho, mas faça questão de almoçar longe do computador. Faça pequenos intervalos e não deixe o serviço invadir sua noite ou o tempo com sua família” aconselha a vice-presidente.

Renove seu ânimo

Viver em um contexto de instabilidade não é fácil. Possivelmente você deve estar com dúvidas e incertezas sobre o futuro. No entanto, não se deixe levar por essa espiral de negatividade. A escritora e especialista em produtividade, Tathiane Deândhela, sugere: “Determinadas ideias só surgirão depois de esfriar a cabeça. E quem trabalha feliz, produz mais. Com isso, é comprovado, atividades capazes de proporcionar essa renovação nos ânimos podem ajudar a manter a motivação e os níveis de produtividade em alta.”

Outra dica de Tathiane é proporcionar à mente momentos de descarga de felicidade. “Alguns exemplos de pílulas de contentamento são vídeos curtos de assuntos de seu interesse e satisfação relacionados à natureza, animais, piadas entre outros. Você pode também ligar para um amigo ou parente para bater um papo rápido e diminuir a sensação de isolamento.”

Quer mais dicas de como trabalhar em casa e lidar com o atual cenário? Acompanhe as matérias e conteúdos do Nube.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete