Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-importancia-de-se-criar-uma-rotina-no-trabalho-remoto

A importância de se criar uma rotina no trabalho remoto 

Notícia | 17/04/2020

Gabriela Vasconcelos

A crise de saúde pública e a necessidade de realizar trabalho remoto pegou muitas empresas e colaboradores de surpresa. Afinal, o distanciamento social é a medida necessária para conter a pandemia. Contudo, as novas tecnologias impactam e auxiliam as questões corporativas. Assim, é preciso ter as ferramentas certas e manter uma praxe para se ajustar bem à modalidade.

Mesmo antes da pandemia, segundo pesquisa do International Workplace Group (IWG), o expediente flexível já era um fator decisivo para as companhias atraírem talentos. Com mais de 15 mil entrevistados, 54% dos respondentes consideram a possibilidade de home office e outras facilidades mais importantes em relação a estar em uma grande corporação. 

Criação da rotina

Contudo, quem realiza essa forma de atuação precisa ter disciplina para não deixar de cumprir atividades. Assim, criar uma rotina é uma dica importante. Na visão de Danila Dias, analista de negócios em RH no Buffet Renata La Porta, em Brasília (DF), o primeiro passo é montar um local adequado para realizar as tarefas laborais.

“Crie um ambiente como o do trabalho, para o cérebro conseguir assimilar a situação. Gere ainda um cronograma do dia a dia de ofício, com foco no desenvolvimento, sem perder a qualidade nem o desempenho nas entregas” recomenda. 

Evitar as distrações também é fundamental. Por isso, o analista administrativo Joelton Prado, costuma ser cauteloso com esse tipo de execução. “Tomo cuidado com o volume de afazeres e estabeleço metas compatíveis com o cargo e expediente adequados. Desse jeito há mais efetividade”, afirma o supervisor. 

Organização

Algumas recomendações práticas podem ajudar nesse momento. A primeira delas é realizar ações com a finalidade de dizer para o cérebro: é hora de trabalhar. Então, evite ficar o dia todo de pijama. Arrume-se e vista-se como se fosse sair para a empresa. Cumpra também os horários. Por exemplo: se você chegava às 8h no escritório, esse pode ser o momento de ligar no notebookO local é relevante para o cumprimento dos afazeres. Portanto, escolha um espaço bem iluminado, com boa temperatura e poucos ruídos externos. Alerte tambéms os familiares sobre a sua nova rotina. 

Outra indicação é utilizar agenda física e post-its, se você for mais analógico. Vale também apostar nos recursos digitais, como o calendário e lembretes do celular. Eles enviam mensagens automáticas lembrando de afazeres e compromissos. Dessa maneira, você evita se perder se houverem distrações inevitáveis no lar.

Veja outras orientações:

  1. Enumere as ações a serem feitas.
  2. Estabeleça prioridades e urgências.
  3. Defina um turno para o cumprimento de cada afazer.
  4. Não deixe deveres para a última hora.

Não se esqueça de manter a comunicação e histórico de conversa por meio de aplicativos, a fim de estar disponível para auxiliar a equipe. Afinal, mesmo à distância você ainda tem um time! Durante as videoconferências, mantenha a postura e cordialidade, como se fosse um encontro presencial. 

Para saber mais dicas, faça nosso curso gratuito “Como administrar seu tempo”. Com ele, você aprenderá técnicas de planejamento as quais irão auxiliá-lo em sua vida pessoal e profissional. A capacitação está organizada em quatro módulos, de modo a apresentar um novo conceito a cada etapa. Além disso, fique sempre atento aqui no conteúdo do blog. Estamos postando diversas matérias pensando nesse momento especial para ajudar você e sua equipe a lidarem com o trabalho à distância. 

Seja ordenado e aproveite o melhor do home office!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete