Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
cinco-habilidades-indispensaveis-para-a-gestao-do-futuro

Cinco habilidades indispensáveis para a gestão do futuro 

Notícia | 16/04/2020

Gabriela Vasconcelos

Diante das velozes mudanças no mercado de trabalho em face da tecnologia, os profissionais buscam se atualizar a fim de se manterem relevantes. Assim, algumas competências tornam-se fundamentais para a permanência no mundo corporativo. Por isso, veja as dicas do Nube!

Na visão de Ariane Semensato, psicóloga organizacional em Campinas (SP), é relevante buscar novos conhecimentos sempre. “Além de saberes específicos, é preciso ter resiliência e adaptabilidade, pois enfrentaremos ainda muitas mudanças e será necessário acompanhar tudo isso. Uma pessoa capaz de se adequar e estudar vai se sair bem!”, comenta.

Competências

Para Marília Cardoso, sócia-fundadora da consultoria Palas, há cinco habilidades indispensáveis e urgentes para qualquer especialista com desejo de ter sucesso nesses novos tempos:

1 - Liderança

Não é coisa só para gerente, diretor ou presidente. Trata-se de uma questão de atitude, um estado de espírito, e não um cargo ao qual você foi designado. Além disso, antes de ser líder na sua empresa, você precisa ser em sua vida. É preciso assumir a autoliderança e a autorresponsabilidade para ter sucesso. 

2 - Resiliência 

Se o mundo muda, a gente muda junto. Ser nostálgico ou depressivo não vai adiantar de nada. Sim, as regras mudaram em pleno jogo, mas é inevitável. A boa notícia é: resiliência é como um músculo, quanto mais forte, menor será o esforço. Acredite, com o tempo, você vai acabar se acostumando com o fato: a incerteza é a única certeza.

3 - Criatividade

Nada de respostas velhas para perguntas novas.Agora, ou você cria suas próprias escolhas, ou será obrigado a seguir a dos outros. Porém, criatividade não é um dom especial, um talento para poucos. É uma habilidade a qual pode - e deve - ser desenvolvida por todos. 

4 - Pensamento sistêmico 

Sabe aquele roteiro mágico de nascer, ir para a escola, fazer amigos, se apaixonar, fazer uma faculdade, ganhar dinheiro, comprar uma casa, viajar, etc? Então, já deu para perceber: ele não funciona para todo mundo sempre, certo? A razão de sofrermos tanto quando algo foge desse “padrão” é porque aprendemos a desenvolver apenas o pensamento linear: isso “mais” isso é igual àquilo. Entretanto, se o mundo é sistêmico, o seu modo de pensar também deve ser. Vale a pena se aprofundar nesse assunto. Há vários autores bárbaros os quais ensinam como desenvolver essa nova forma de ver o mundo.

5 - Aprendizagem contínua

Você fez faculdade, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, PHD. Agora, é só pendurar seus diplomas na parede e correr para o abraço, ok?! Não! O futurista Alvin Tofler disse: “os analfabetos do século XXI não serão aqueles os quais não sabem ler ou escrever, mas sim os sem capacidade de aprender, desaprender e reaprender”. Ou seja, durante toda a sua vida, você vai precisar jogar fora conhecimentos obsoletos e se abrir para o novo. No livro Teoria U, Otto Scharmer ensina a importância do “deixar ir” para “deixar vir”. Então, melhor aceitar: mais dia, menos dia, você vai precisar se render ao conceito de lifelong learn, ou seja, vai ter precisar para sempre! 

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe