Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-manter-a-produtividade-no-home-office

Dicas para manter a produtividade no home office 

Notícia | 14/04/2020

Vinícius Lima

Com o avanço da Internet e da tecnologia, as barreiras de tempo e espaço foram rompidas, dando lugar a novos modelos de negócio e até mesmo de trabalho. Nesse cenário, surge o home office: a modalidade deixou para trás os velhos padrões e hoje é uma das soluções mais adotadas pelas companhias.

"O universo cibernético veio para facilitar o fluxo do labor e a qualidade dele. Já existem estudos comprovando a eficácia desse recurso. Quando bem feito, pode elevar os índices de produtividade e flexibilidade da equipe. Para o colaborador, pode significar menos estresse e maior disposição", diz Celson Hupfer, CEO da Connekt.

Essa foi a principal solução adotada por inúmeras instituições no Brasil para reduzir a propagação do coronavírus. Para ajudar os profissionais a manterem o rendimento em casa, o especialista separou nove dicas simples de serem postas em prática. Acompanhe:

1. Estabeleça horários
Crie um cronograma diário com hora para iniciar o expediente, pausa para o almoço e horário para finalizar o dia. Isso vai ajudar seu corpo a funcionar de forma como se estivesse na empresa.

2. Crie uma rotina
Embora essa palavra não soe positiva, manter a rotina no lar é fundamental. Ao levantar, tire o pijama e se arrume como se estivesse na organização, isso ajuda a espantar a preguiça.

3. Defina um local
Outra dica importante é sair da cama e preparar seu ambiente de trabalho. Fique atento a sua postura para não afetar a coluna, e ao espaço que escolherá para desempenhar as atividades, porque o local pode interferir diretamente na sua produtividade.

4. Atenção à qualidade de vida
Em casa, é comum colaborador ficar imerso nas atividades, sem pausa. Entretanto, é importante reservar momentos para tomar água, levantar da mesa e caminhar para manter a saúde e o bem-estar.

A estagiária de recursos humanos, Natália Marques, de Campinas, teve dificuldades justamente no momento das pausas em suas primeiras experiências fazendo atividades de seu lar. “Me empolgava com o conteúdo e esquecia completamente do resto mundo. Ao final do dia, meu corpo ficava dolorido”, comenta. Portanto, a sugestão da estudante é fazer uma pausa a cada 30 minutos para poder respirar fundo e descansar a mente

5. Não se distraia
Desligue a TV para manter a atenção e a utilize apenas em momentos de descanso. Mesmo assim, tenha cuidado para não perder tempo demais em programações capazes de tirar o seu foco.

6. Mantenha o calendário de reuniões
Continue realizando as conferências agendadas na semana. Nesse momento, aplicativos como Skype e Hangouts são ferramentas bastante úteis. "Normalmente, os encontros presenciais podem ser mantidos mesmo em um regime remoto. Porém, com a recomendação de evitar aglomerações, a solução é importante para evitar o contágio do vírus", recomenda Celson.

7. Foque na equipe
Combine conversas sobre o andamento do trabalho entre os integrantes do time, seja com um colega ou com seu gestor. Isso manterá as atividades alinhadas com as estratégias do período.

8. Faça uma lista de tarefas
Outra prática pode ajudar: elencar as incumbências, porque garantirá sua determinação e foco em cumprir cada um dos itens.

9. Peça a colaboração de quem mora com você
Para quem vive junto dos pais, amigos ou filhos, é importante falar sobre esse momento. É comum alguns não entenderem como essa prática funciona, logo, é fundamental dialogar sobre as pessoas a sua volta. Assim, será possível evitar pedir favores ou simplesmente conversar em momentos indevidos.

Estagiário pode fazer home office? Saiba mais aqui!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete