Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
profissoes-para-empreender-em-2020

Profissões para empreender em 2020 

Notícia | 10/04/2020

Vinícius Lima

Por conta da alta taxa de desemprego do país nos últimos anos, empreender tornou-se uma  das opções para diversos brasileiros como forma de ganhar dinheiro. Porém, esse cenário tem mudado nos últimos meses. Segundo levantamento realizado pelo programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor, o empreendedorismo brasileiro tem deixado de acontecer  por necessidade e sim por oportunidade.

Mesmo assim, gerar lucro em um novo projeto não é tão rápido e é preciso de uma boa estratégia. Para se ter uma ideia, conforme dados do Sebrae, 7% das empresas fecham as portas antes mesmo de completarem um ano e sofrem com problemas de falta de lucro, 20% por causa de capital e 50% não soube separar o lucro do prejuízo.

De acordo com a contadora Ariane Marta, diretora da Brascont Contabilidade, 2020 é um ano bastante promissor para abrir uma companhia, pois há mais adequações da legislação trabalhista. “Empresas as quais oferecem serviços ao invés de produtos, como arquitetos, jornalistas, engenheiros ou áreas ligadas à tecnologia, por exemplo, são negócios com menor necessidade de um capital de giro alto ou uma grande contratação de funcionários, pelo menos no início”, explica.

Para a especialista, é preciso ficar atento aos desafios tributários. “Os comerciantes apresentam maior dificuldade nessa parte, pois é complexo entender o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) - como embuti-lo dentro do preço, além de problemas como controle de estoque. Também é necessário se atentar ao planejamento estratégico futuro da instituição, pois com ele bem feito, é possível evitar uma série de problemas, como impasses com mão de obra e má administração do fluxo de caixa, por exemplo”, complementa.

Luiz Aguiar estuda administração na Facamp de Campinas. Para ele, tirar a ideia de ter uma prestadora de serviços do sonho e passar para o papel só será possível com uma boa sociedade. “Unir forças deve ser essencial nesse momento, por isso, estou construindo uma rede de contatos para saber quando poderei começar”, conta.

Abaixo, Ariane algumas profissões promissoras para investir em 2020.

1- Gestor de mídias sociais: a profissão cresceu anualmente com uma média de 122% entre 2015 e 2019, está no topo das mais favoráveis para o período atual, de acordo com um levantamento de “Profissões Emergentes”, divulgado pelo LinkedIn. Segundo Ariane, áreas ligadas ao universo digital e tecnologia da informação têm uma demanda maior. “Não podemos falar ‘investir em uma área é certeza de sucesso’, pois para isso, é preciso levar em conta diversos fatores, entre eles quais serão os custos da entidade, quem é o público-alvo, como está o cenário e ter um plano de ação. No caso do gestor de social media, um dos pontos mais vantajosos é o baixo investimento para abrir o negócio, afinal, pode ser realizado na própria casa da pessoa e começar como Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, existe uma procura crescente por temas relacionados a marketing digital, redes e Internet no geral”, revela.

2-  Engenheiro de cibersegurança: “quando falamos em investir, também devemos pensar na segurança da corporação. Como tudo acontece no mundo on-line, é preciso proteger esse espaço para não sofrer nenhum golpe ou ter algum obstáculo capaz de prejudicar ou colocar fim na empreitada. Por isso, carreiras ligadas à soluções de gestão de infraestrutura de TI e serviços, software de computadores ou serviços financeiros, apresentam uma demanda cada dia maior. Para se ter ideia, no último ano, o setor teve um crescimento médio anual de 115%”, pontua Ariane.

3- Especialista em sucesso do cliente: conhecido como Customer Success, esse especialista é responsável em garantir boas interações entre a organização e seu consumidor. “Essa opção tem como base o sucesso do cliente e requer conhecimento nas áreas de cibernética”, expõe.

Se atente às oportunidades e não pare de crescer. Veja mais sobre as profissões do futuro aqui!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete