Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
habilidades-para-colocar-em-pratica-em-tempos-de-crise

Habilidades para colocar em prática em tempos de crise 

Notícia | 08/04/2020

Vinícius Lima

A pandemia de coronavírus já se tornou uma realidade no mundo todo e está impactando fortemente a economia. De acordo com a Capital Economics, a propagação da doença custará à mais de US$ 280 bilhões nos primeiros três meses do ano, encerrando uma série de 43 trimestres de expansão global.
                
Entretanto, em tempos de turbulência, o profissional pode fazer algo para reverter esse quadro e ainda apresentar um bom desempenho em suas funções? Para Susanne Anjos Andrade, especialista em desenvolvimento humano, o grande segredo nesse momento será o uso das softs skills, as habilidades não-técnicas de cada indivíduo. “Em tempos como o atual, é hora das pessoas se reinventarem. Para quem ainda não digitalizou seu negócio, chegou o momento de lançar mão de ferramentas tecnológicas - como WhatsApp, Zoom, Skype, entre outros. Além dessas ferramentas, é preciso aprimorar as capacidades socioemocionais para enfrentar a crise e, além disso, sair dela com um saldo positivo”, explica.

Abaixo, a especialista indica quatro questões  essenciais para esse cenário desafiador:
                
Empatia
                
É preciso entender e respeitar os obstáculos e dificuldades de cada um. “A empresa onde você trabalha deverá passar por um momento complicado e muitas terão queda de faturamento. Como funcionário ou estagiário, devemos nos colocar no lugar da companhia, também, para ajudar nesse processo”, recomenda.
                
Colaboração
                
Vivemos na era da cooperação, então, é o momento tanto de oferecermos ajuda, quanto de aprendermos a buscar apoio quando precisarmos. “Estamos todos no mesmo barco, é hora das pessoas se “darem as mãos” para saírem desse processo difícil. Para isso, é fundamental ter e exercitar o espírito de equipe”, diz.
                
Flexibilidade
                
As coisas serão feitas de outra forma agora, por isso, é preciso estar aberto ao novo. “Trabalhávamos de um jeito, de maneira presencial e agora vamos precisar flexibilizar os processos. Eu mesma dou aulas nos cursos de MBA e tive de reformular todo o conteúdo para ensinar on-line, utilizando os recursos disponíveis para passar a mesma mensagem dada nos encontros presenciais”, exemplifica a especialista.
                
Inteligência emocional
                
Precisamos desenvolver nosso “mindset” para entender o saldo positivo a ser tirado desse contexto. “É hora de deixar de lado a queixa, a reclamação e partir para a solução. O que eu farei para mudar a situação? Vamos enxergar os ganhos desse período, como, por exemplo, estar mais próximo dos colegas de trabalho, mesmo de forma virtual. As crises têm o poder de unir as pessoas. É o momento de usar a criatividade e reinventar as relações de trabalho”, conclui.

Para o consultor de RH, Sílvio Tavares, de Campinas, o período de instabilidade vai ser um obstáculo a ser superado. “Temos de reunir as staffs, ter um diálogo aberto sobre a real situação da organização para poder construir resoluções duradouras e assertivas”, compartilha.

Portanto, se atente a isso para enfrentar as adversidades sem grandes dificuldades. Saiba mais aqui!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete