Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-um-home-office-produtivo

Dicas para um home office produtivo 

Notícia | 07/04/2020

Vinícius Lima

Para preservar o bem-estar e saúde dos colaboradores, diversas empresas mudaram suas rotinas e o home office foi uma das ações implementadas, como é o caso do GetNinjas. Trabalhar ou estagiar de casa, principalmente por tempo indeterminado, pode ser desafiador para alguns profissionais. Com o objetivo de ajudá-los a terem um desempenho assertivo e agradável, Andreia Girardini, diretora de pessoas e cultura do GetNinjas, selecionou algumas orientações. Veja!

1. Manter a rotina
Por conta do cotidiano, todos acabam tendo uma rotina, até mesmo aqueles considerados pouco organizados. Em situações como a atual, Andreia considera vital criar ou preservar uma ordem. Sendo assim, o recomendável é acordar, tomar banho, tomar o café da manhã e até mesmo se vestir como se fosse sair para a companhia (não precisa ser nada elaborado, basta trocar de roupa). Assim, fica mais fácil para o cérebro entender: apesar de estar em casa, é hora de se esforçar.

2. Respeito aos horários
Também é preciso determinar horários: se costuma entrar às 9h no escritório, ele pode ligar o notebook nesse momento, por exemplo. A regra se aplica também ao almoço e de finalização do expediente. "Você vai poupar tempo no trânsito, mas isso não significa ter de se ocupar mais. A sobrecarga faz com o indivíduo perder qualidade de vida e isso causa desatenção e exaustão", comenta Andreia. Outra recomendação é estabelecer pausas durante o dia. Ao finalizar uma tarefa, é possível reservar 15 minutos de descanso.

3. Espaço apropriado
Para manter-se atento, é crucial encontrar um local tranquilo. O espaço ideal é aquele com boa luz, temperatura agradável e pouco barulho. Além disso, o conforto não deve ser deixado de lado: uma cadeira adequada e uma mesa são objetos em tese simples, mas capazes de trazer resultados benéficos. Outro ponto imprescindível é alertar os familiares sobre  o significado de “cômodo ou lugar de trabalho". Assim é possível minimizar e evitar interrupções ou distrações.

Esse foi o principal desafio enfrentado por Caroline Lima, estagiária na área de marketing. Na corporação onde atua, em Ribeirão Preto, esse recurso já foi implementado antes mesmo da pandemia do coronavírus. “Meu primeiro problema foi encontrar um cantinho onde poderia fazer tudo sem ser atrapalhada, mas consegui definir algumas normas e deu tudo certo”, compartilha.

4. Comunicação com o time                                                                                                                           
Apesar do modelo menos tradicional separar geograficamente os grupos, o colaborador não deve se isolar do restante de seus colegas. Para isso, é importante usar de todas as ferramentas possíveis para o diálogo não ser perdido. Segundo Andreia, uma interação eficaz via mensagens, e-mails, ligações ou até mesmo videoconferências resulta na solução, refreia dúvidas e mal-entendidos.

5. Hora de desconectar
Saber o momento de se desligar também faz parte. "Estar em seu lar não significa estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Não é regra, necessariamente, responder algum correio eletrônico  às 23h pelo smartphone deitado na cama", aconselha. Uma maneira com a qual o sujeito pode se desligar é deslogar-se de ferramentas como o Slack e desativar as notificações do Gmail. Para vencer a vontade de conferir a caixa de entrada, ocupe a cabeça com outras atividades, tais como cozinhar o jantar, ler ou assistir um filme ou série.

Quer ver mais dicas para aplicar o home office em sua staff? Veja este link!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete