Um levantamento recente do McKinsey reiterou a importância da igualdade de gênero no universo corporativo. De acordo com estudo realizado com mais de mil instituições em 12 países do mundo, dar oportunidades de posições de chefia às mulheres aumenta em 21% a probabilidade de um negócio ter performance financeira acima da média. 

Contudo, elas ainda enfrentam muitos obstáculos. Para Julia Vieira, consultora de RH em Brasília (DF), o maior desafio é reconhecer-se capaz perante os questionamentos e imposições externas de uma sociedade ainda em transição rumo à valorização da diversidade. “Essa segurança pessoal é fundamental para proporcionar confiança e espaço no mercado não só para a própria líder, mas também para a equipe. Não é conquista de apenas de uma, é de todas nós”, afirma. 

Responsabilidade social corporativa

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, as mulheres têm mais frequência no ensino médio e maior proporção de formadas no nível superior. Contudo, a realidade se transforma no mercado de trabalho: elas ocupam apenas 37,8% dos cargos gerenciais nas instituições, enquanto os homens correspondem a 62,2%.

Assim, as corporações possuem um papel decisivo na transformação desse cenário. É necessário não apenas se atualizar, mas estar à frente das transformações e inclusão de gênero. Além de contratar, é preciso garantir um ambiente livre de opressões e assédio, bem como auxiliar o crescimento corporativo e pessoal das funcionárias.

“Este ano, convidamos nossos colaboradores para refletir sobre comportamentos e sociedade”, conta Patrícia Pacheco, gerente de RH da a Capemisa Seguradora. A empresa realizou evento em março para conscientizar a equipe sobre igualdade e respeito. 

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe