Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-tem-o-habito-de-procrastinar

Você tem o hábito de procrastinar? 

Notícia | 03/04/2020

Lays Emily

Já teve preguiça de fazer aquele trabalho ou decidiu checar as redes sociais antes de terminar uma tarefa? Provavelmente você pensou: “posso deixar para mais tarde.” O ato de constantemente postergar atividades pode ser definido como procrastinação. Se você se identificou, confira algumas dicas de como driblar essa tendência.    

De acordo com Camila Cury, psicóloga e fundadora da Escola da Inteligência: “procrastinar é o ato de adiar alguma operação imediata para depois. Isso é uma tendência do ser humano, em meio à vida corrida de hoje, com tantas tarefas sendo executadas ao mesmo tempo, somos tentados a adiar ações menos atrativas.”   

Essa prática pode ser um dos principais fatores para aumentar a ansiedade e estresse no dia a dia. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil já é o país mais ansioso da América Latina. “Deixar para depois traz outros sentimentos ruins como frustração, angústia, irritação, sensação de incompetência, culpa e medo", afirma a psicóloga. Pensando nisso e no atual cenário de instabilidade, é preciso manter o foco para trabalhar e estudar em casa. Veja algumas dicas:    

Autossabotagem e autoconhecimento    

Não realizar suas atividades pode significar uma postura de autossabotagem, ou seja, um processo sustentado em crenças limitadoras sobre si mesmo. De acordo com pesquisa com mais de 20 mil estudantes realizada pelo Nube, 13,84% dos jovens possuem falta de autoestima e autoconfiança, e por isso acabam tomando atitudes prejudiciais para o próprio desenvolvimento.    

Camila sugere: “o primeiro passo é admitir estar nesse ciclo vicioso de se diminuir e perceber: para ter a vida transformada, vai precisar assumir o controle, fazendo escolhas mais inteligentes e assertivas.”   

Além disso, a psicóloga orienta: “busque autoconhecimento. Olhar para dentro de si e investigar quais são suas motivações na vida, os pontos fortes e os fracos é fundamental para o seu crescimento. Dessa forma, é mais fácil superar os obstáculos e desafios no caminho.”   

Planejamento       

Após fazer uma autoanálise é hora de tomar atitudes práticas para acabar com esse hábito. Para isso, é importante ter ciência de suas ações: “analise todos os pensamentos e até os hábitos e anote em um papel ou no celular. Esse exercício vai exigir um tempo para reflexão, além de conduzir à organização da mente.”  

Em seguida, Camila aconselha: “planeje-se! Estabeleça metas de como usar seu tempo, liste as prioridades e trace objetivos bem definidos. Mesmo assim, inclua na agenda também possíveis imprevistos.”    

Outra dica prática é fazer o exercício Roadmap (roteiro) da coach executiva, Luciana Carreteiro: “consiste em pensar 'onde quero estar em 2025?'. A partir daí, visualizo os objetivos ano a ano, vindo de 2025 até 2020. Esse exercício permite ao indivíduo se projetar no futuro e, principalmente, o convida a fazer escolhas continuamente.” Você pode também realizar a dinâmica adaptando para meses, semanas e dias.   

Seja comprometido       

Tudo dependerá de seu comprometimento e responsabilidade. Criar senso de urgência e discernimento na hora de tomar decisões e realizar atividades, fará toda diferença. “Envolva-se com seu próprio papel de assumir o controle de sua vida e, por consequência, de sua história”, indica a especialista.   

Se você deseja mais recomendações e dicas para sua carreira e como ser mais produtivo trabalhando em home office ou estudando em casa, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube!        

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete