Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
pontos-fundamentais-para-abrir-uma-empresa

Pontos fundamentais para abrir uma empresa 

Notícia | 31/03/2020

Vinícius Lima

Quer ter um negócio próprio? Abrir um empreendimento é uma decisão de grande responsabilidade, sendo necessários diversos processos os quais necessitam de atenção, principalmente, nos detalhes mais técnicos. Alguns pontos de destaque são fundamentais para garantir o bom funcionamento do projeto.

Felipe Miranda tem como sonho montar sua instituição e conta quais desafios enfrentará para chegar lá. “Meu principal obstáculo é a questão financeira. Para dar o pontapé inicial, preciso ter um certo capital para investir”, compartilha. Por isso, com a bolsa-auxílio recebida em  seu estágio, ele tem feito aplicações para deixar seus lucros renderem até o momento certo chegar.

Veja alguns tópicos destacados pelo diretor executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos, para serem levados em conta para garantir o êxito.

I. Planejamento do negócio                                                         
O grande problema na maioria das companhias é deixar as coisas ocorrerem impulsivamente. Em função disso, não há um plano estabelecido, público alvo e estrutura necessárias, assim, antes de qualquer coisa, é necessário sentar e ver o os escopos e como se objetiva atingi-los. “Muitas vezes, após essa primeira análise, se percebe a necessidade de uma capacitação e hoje é possível encontrar vários cursos para empreendedores, muitos deles gratuitos. Também é importante pesquisar como está o mercado onde há pretensão de atuar, para ver em qual nicho de público se encaixa”, fala.

II. Cálculo de custos para começar a funcionar                                                                                                                             
É preciso ter em  mente: para colocar uma instituição nos trilhos, haverá custos além dos já conhecidos no dia a dia de uma corporação com infraestrutura e pessoal. Dentre esses, os principais são as taxas da junta comercial e da emissão do alvará, dentre outras, variando de acordo com a localidade e o ramo de atuação. “Para facilitar esse processo, existem profissionais especializados em resolver a burocracia. Para se ter ideia, a Confirp tem uma área apenas responsável por isso, tirando do cliente qualquer 'dor de cabeça' relacionada ao tema”, completa.

III. Elaboração do contrato social                                                                                                      
Para toda companhia existir, é imprescindível elaborar um contrato social. Nesse documento, estão relacionados os  pontos práticos do funcionamento dos negócios. Pontos primordiais devem englobar informações como nome, endereço e atividade, capital social (valor ou bens investidos), qual a relação entre os sócios e como se dá a divisão dos lucros. “Quaisquer alterações contratuais devem ser refeitas nas inscrições federais, estaduais e municipais, bem como as licenças. As sociedades limitadas só podem ser alteradas se 75% do capital estiver de acordo”, alerta.

IV. Opção pelo regime tributário a ser seguido
Hoje, são basicamente três as opções existentes: simples, presumido ou real. A escolha deve ser feita até o início do próximo ano, mas, as análises devem ser realizadas com antecedência para se ter certeza, diminuindo as chances de erros.

V. Definição da estrutura física
Além de definir o local onde será a organização, é preciso também adquirir uma estrutura para o andamento da entidade e isso dependerá de cada área, indo desde maquinário até material de escritório.

Quer ver dicas para suas ideias não morrerem na praia este ano? Então veja aqui.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete