O ensino a distância já é uma realidade. De acordo com dados do último Censo da Educação Básica do Inep/MEC de 2018, os educandos de EAD (ensino a distância) já representam 24,3% do total de matrículas em graduação. No entanto, com necessidade de isolamento social como medida preventiva do Covid-19, o cenário ainda é uma novidade para muitos estudantes. Como se ajustar a essa modalidade da melhor forma?

Os alunos de cursos presenciais podem estar enfrentando dificuldades ao se adequar a educação remota. Dorly Curvello, Growth Manager da escola global de tecnologia, Ironhack, afirma: “existe um desafio de adaptação e um tecnológico para quem não está acostumado a estudar on-line e pela questão de ser preciso ter uma boa Internet e computador adequado.”    

A dinâmica não presencial pode ser diferente e estranha a principio, porém Dorly ressalta ser possível obter conhecimento da mesma maneira. “Na Ironhack, por exemplo, os estudantes terão aulas ao vivo, nos mesmos horário de quando ministradas no campus. Tudo para não perderem o ritmo de aprendizado.”    

Tire o melhor do EAD   

Para obter o maior desempenho e facilitar a adequação ao novo estilo, o especialista sugere: “é importante buscar um espaço arrumado e silencioso em sua casa. Além disso, é essencial manter a boa alimentação e fazer pausas periódicas para se alongar e levantar da cadeira. Faça um diário para registrar o conteúdo assimilado no dia e para preparar o próximo dia.”    

A estagiária do Itaú, Lydia Levy, menciona o fato de seus professores estarem promovendo normalmente as atividades de sala de aula, mesmo com o distanciamento. Dessa maneira, conseguem monitorar a assiduidade dos universitários e realizar a devida avaliação acadêmica.     

No entanto, o desafio não é somente lidar com a rotina estudantil, a separação do núcleo coletivo é um obstáculo e não saber como lidar com a situação pode agravar problemas físicos e emocionais.   

De acordo com pesquisas do escritor e ex-cirurgião geral, Vivek H. Murthy, aspectos ligados ao isolamento e a solidão podem influenciar na saúde do organismo como um todo. Segundo o médico, episódios de afastamento social pode levar a riscos associados à obesidade, ao consumo excessivo de álcool e falta de prática de exercícios.     

Portanto, é preciso tomar alguns cuidados e para isso Dorly recomenda o uso da tecnologia como aliada. “Mantenha o máximo de contato virtual. Utilize as ferramentas capazes de garantir interação entre todos da turma e dos professores. Isso faz toda a diferença na hora de realizar o aprendizado.”   

Além disso, uma das orientações durante os períodos de distanciamento é buscar manter a mente sempre em exercício e absorver novos conhecimentos. Levando em consideração as tarefas de home office e as atividades propostas pelas instituições, separe momentos para fazer formações extracurriculares no ambiente on-line e expandir seus horizontes por meio de exposições e sites interativos da web.   

O Nube oferece cursos gratuitos para qualificação profissional e desenvolvimento pessoal. Podem ser contados como horas complementares e oferecem certificado. No tempo livre, invista em filmes, leituras e novos hobbies. Você pode tentar tirar do papel aquela meta do começo do ano ou até mesmo criar um novo planejamento. O importante é se cuidar e conservar uma rotina ativa.   

Acompanhe as matérias e dicas do Nube para mais dicas e orientações de como tirar o melhor do ensino a distância e do trabalho remoto!     

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe