Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
7-dicas-para-manter-a-produtividade-no-home-office

7 dicas para manter a produtividade no home office 

Notícia | 30/03/2020

Gabriela Vasconcelos

O COVID-19 trouxe vários desafios para o mundo. Diversas empresas precisaram abrir mão da maneira tradicional de operar para enfrentar a responsabilidade de preservar a saúde das pessoas e dos negócios. Além disso, o governo regulamentou o teletrabalho com a MP 927/2020. Nesse cenário, um dos principais desafios é a manutenção da produtividade, especialmente para quem não tinha o costume de trabalhar em casa. Portanto, vale a pena ficar de olho nas dicas!

Os recursos tecnológicos proporcionam diversas maneiras de as pessoas continuarem suas atividades laborais mesmo em isolamento social. No entanto, é preciso se adaptar rapidamente a essa realidade. Assim, Fábio Bier, gerente de RH para América Latina da Husqvarna, deixa sete recomendações para quem foi pego de surpresa pelo home office:

1 - Ache um lugar confortável: nem todos terão o espaço adequado para a atuação remota mas em uma emergência é necessário improvisar. Uma mesa de altura adequada, uma cadeira em na qual se sinta confortável. Faça desse local seu escritório. Se mora com mais gente, peça respeito com esse local como seu escritório nos próximos dias.

2 - Faça acordos com familiares: informe a eles seus horários de trabalho e suas pausas, explique sobre a delicada conjuntura, peça compreensão e limites. Se você fazia pausas para um cafezinho na corporação, faça o mesmo em casa, mas volte logo à labuta para não se distrair. Se tem crianças, melhor escolher um cômodo reservado para produzir - não se espante se elas não entenderem a situação.

3 - Teste seus recursos de tecnologia: verifique se o laptop está devidamente configurado, sua conexão à Internet e se recursos como VPN, chats, e-mails estão funcionando com excelência. Se tiver problemas, contate logo o help desk de sua companhia para não perder tempo.

4 - Mantenha sua rotina diária: comece as atividades na hora comum, vista-se de forma adequada caso alguém queira vê-lo pela webcam. Aliás, acorde com tempo suficiente para começar a trabalhar com o ânimo de sempre, como seus colegas estão acostumados. Preserve sua imagem, mesmo virtualmente.

5 - Mantenha-se conectado com sua equipe: sairemos desta fase especialistas em encontros virtuais? Gostemos ou não da experiência, não podemos perder nossas conexões. Continue questionando e se envolvendo nas decisões. Está tudo muito parado? Faça você o movimento, envie um e-mail, uma mensagem indagando. Continue sorrindo, pois, mesmo do outro lado da tela, precisamos contar uns com os outros.

6 - Faça coisas de seu cotidiano anterior: tanta notícia ruim, o caos lá fora, isso pode gerar em você um estado de tristeza e até desencadear quadros depressivos - comprometendo até a produtividade. É possível fazer algo de antes? Ouvir suas músicas favoritas do momento do trajeto? Estudar inglês na hora do almoço? Olhar as redes sociais no fim da tarde? Não deixe a jornada de ofício emendar com a familiar. Continue procurando formas de relaxar.

7 - Faça novas coisas: se queria começar um curso on-line, agora talvez com a economia de tempo no trânsito você tenha finalmente espaço na agenda. Quem sabe não seja a hora de saber mais sobre Mindfulness por exemplo, a prática  ensina a manter o cérebro no aqui e agora, evitando ansiedade e stress. 

Mariana Vicente, produtora de conteúdo, segue as dicas. “Para mim é fundamental mensurar períodos para cuidar da minha saúde mental. Na hora do almoço, aproveito para ver o episódio de alguma série ou continuar uma leitura divertida para abstrair um pouco. Desse jeito, na hora de voltar consigo ter mais energia”, afirma.

Conte com o Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe