Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
dicas-para-ter-um-curriculo-atraente

Dicas para ter um currículo atraente 

Notícia | 27/03/2020

Vinícius Lima

Buscar uma oportunidade no mercado é realmente desafiador, afinal, são vários os impasses a serem superados. Visando esse cenário, Roberta Valezio, people experience manager da WAVY Global, aponta 10 dicas capazes de auxiliar o candidato nas etapas da produção do Curriculum Vitae (CV). Para a especialista, ter um documento objetivo e atualizado aumenta muito as chances na colocação do indivíduo. "Os currículos funcionam como uma etapa eliminatória quando avaliados, guiam entrevistas e podem ser ferramentas poderosas de marketing pessoal. Se bem elaborados, podem ser um passaporte para próximas fases da seleção. Caso contrário, são capazes até de eliminar a pessoa pretende à vaga", afirma Roberta.

Estagiários precisam se atentar

Bernardo Carvalho estuda administração na Unip de Ribeirão Preto e conta quais atitudes tomou para se destacar por meio desse recurso. “Minha primeira iniciativa foi passar o documento por uma revisão de texto e verificar erros de português. Outro ponto crucial foi pensar em como elencar as informações de maneira atrativa”, conta. Para ele, a Internet o ajudou muito.

Veja abaixo as dicas:

• Crie uma parte de "interesses"                                                                          
O ideal é colocar no canto esquerdo, logo abaixo dos dados ou no fim da página. Elenque os assuntos de sua afinidade, isso irá ajudar a chamar atenção. Há infinitas possibilidades para combinar modos diferentes de dizer muito mais sobre seus objetivos.

• Resumo                                                                         
Aqui, em duas ou três frases, explique quem você é como profissional. Começo, meio e fim ‘linkando’ sua graduação e vivências com seus escopos hoje. Entretanto, isso não é obrigatório, especialmente se você tiver uma parte de interesses, capacidades ou conhecimentos.

• Formação + experiências profissionais                                                                         
Essa parte é obrigatória para os processos tradicionais. Por onde você já atuou ou estudou, listando das passagens mais recentes para as mais antigas.

• Competências e habilidades
Compor grandes blocos como "idiomas" e "informática" não é uma boa estratégia. Abrir um item de ferramentas e contar quais programas sabe utilizar, sempre acompanhado do seu nível atual é o ideal. Para línguas, se sua naturalidade é brasileira, não precisa colocar domínio em português.

Há muitas características comportamentais e técnicas (soft ou hard skills) para serem exploradas e vale serem elencadas.

• Tamanho é documento
O melhor dos mundos é optar por uma página, a não ser quando suas vivências sejam realmente extensas. Sucinto e visual! O grande problema de CVs imensos é a probabilidade do avaliador não ler tudo. Faça um esforço para ser conciso.

Layout
Não carregue o corpo e todos os títulos com mais tamanho, negrito, itálico e sublinhado. Fica feio e poluído. Escolha no máximo duas dessas possibilidades, coloque o conteúdo com alinhamento e defina uma fonte única para todo o arquivo. Um título pode ser combinado com uma fonte dois números maior ou palavras em caixas altas.

• Como imprimir
Não é necessário ser colorido, salvo em casos de algo com alguma cor sólida de fundo ou decorando uma parte. Chama a atenção receber um arquivo com um papel de gramatura mais alta e uma impressão bacana. No entanto, certamente, isso não é necessário, não será eliminatório, mas se bem explorado, pode ser um diferencial.

• Formatos digitais
Na hora de salvar, opte sempre pelo formato PDF ao invés de DOC ou PPT. e nada de nomes como "versão 3", "Fulaninho de Tal 2". Use CV + seu nome para intitular o arquivo, vai mostrar um senso de organização e facilitar a gestão de quem o recebe.

Ainda está com dúvidas? O Nube preparou uma série de orientações sobre como se apresentar de maneira coesa e coerente. Veja aqui. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete