Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-gerenciar-a-equipe-a-distancia

Como gerenciar a equipe à distância? 

Notícia | 27/03/2020

Gabriela Vasconcelos

Diante da necessidade contenção do novo coronavírus, as empresas estão aderindo ao home office. Assim, os colaboradores estão atuando longe dos colegas e dos gestores. Nesse cenário, surge a dúvida: como gerenciar a equipe à distância? Veja as dicas do Nube!

A urgência em realizar o isolamento social pegou muitas corporações de surpresa. Assim, até mesmo times sem experiência com trabalho remoto precisaram, às pressas, se adaptar à atividade. Portanto, a primeira dica é manter a calma e saber lidar com as turbulências.

“Os funcionários enxergam o líder como referência. Se ele fica nervoso ou com medo, isso será transmitido aos geridos. Com relação ao gerenciamento virtual, é preciso mapear o perfil de cada pessoa do time. Existem algumas com mais necessidade de atenção ou monitoramento”, explica Jorge Petrlík, especialista em gestão de pessoas e coaching, de Brasília (DF).

Ele ressalta ainda a importância de deixar as regras do jogo estabelecidas, como prazos e horários, a fim de poder medir produtividade e resultados necessários de acordo com o planejamento estratégico. “Corporações não param e entregas devem ser feitas, então, ter uma boa supervisão e direcionamento é essencial”, afirma Petrlík.

Ferramentas

Hoje, há muitas ferramentas disponíveis para auxiliar no processo. O Trello, por exemplo, serve para organizar e monitorar o andamento das demandas de cada membro do time. Além disso, utilizar vídeo chamadas individuais e em grupo auxiliam na motivação e alinhamento de atividades. “O isolamento leva as pessoas a pensarem estar sozinhas em casa. Às vezes, ver o rosto de outros pode nos motivar”, finaliza o especialista.

E os colaboradores?

A dica para os funcionários é tentar manter aspectos da rotina, para garantir a consciência de trabalho. “Procure acordar em um horário próximo ao normal, mantenha os hábitos higiene e troque de roupa, pois passar o dia de pijamas pode trazer a sensação de se estar em casa para descansar, e não para trabalhar. Evite também ficar perto de televisores, camas e sofás, pois eles podem acabar atraindo a sua atenção", orienta Leila Arruda, especialista em alta performance.

 

Conte com o Nube e boa sorte!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete