Crises são definidas como mudanças no desenvolvimento de determinada situação. No entanto, também podem ser interpretadas como chances de evolução. O cenário atual exige novas formas de enxergar a relação de trabalho. Nesse momento, surge a necessidade de produzir de outras maneiras, como por meio do home office.

O mundo enfrenta a progressão de uma nova pandemia. Dentre as recomendações, a OMS (Organização Mundial da Saúde) alerta para a importância de lavar as mãos e evitar aglomerações. Por isso, muitas empresas estão liberando seus colaboradores para realizar as atividades em casa. É uma maneira de melhorar a qualidade de vida dos funcionários, evitar a propagação da enfermidade e mudar a forma como as tarefas são realizadas.

Para se adequar a essa nova realidade, é essencial seguir algumas diretrizes. Confira as dicas da diretora de educação da Voxy, Katie Nielson:

Tenha os instrumentos certos

Antes de tudo é preciso fazer uma autoanálise e perceber quais são as ferramentas e instrumentos disponíveis para você trabalhar a distância. “É difícil processar um documento colaborativo ou fazer uma videochamada sem boa conexão de Internet. Quando possível, crie espaços com equipamentos semelhantes aos utilizados no escritório. E, caso não seja, ajuste expectativas: pode desligar a videoconferência se a imagem congelar ou comprometer a eficiência do áudio. Ou mudar para o telefone, se estiver funcionando melhor”, orienta Katie.

Diga não às distrações

Notificações no celular, redes sociais, procrastinar ou sentir aquela vontade de deitar um pouquinho: estar de home não é sinônimo de preguiça ou deixar de cumprir com suas responsabilidades. É importante estabelecer metas e exercer o expediente normalmente. "Tente limitar as distrações. As reuniões virtuais funcionam melhor com menos interrupções visuais ou sonoras”, afirma a diretora.

Não é férias

Ter discernimento e consciência é fundamental para manter um ritmo eficaz. A especialista recomenda: “leve a sério e se prepare como se estivesse no escritório, trocando de roupa e mudando para um local diferente para começar sua atividade profissional. Criar uma rotina ajuda a estipular os limites de tempo.”

Tecnologia como aliada

Com os avanços tecnológicos, surgem plataformas, aplicativos e mecanismos próprios para facilitar a dinâmica laboral. Por isso, use métodos de organização e comunicação disponíveis na web. “Aproveite os meios de mensagens instantâneas para manter o contato constante com os colegas. Cultivar a cultura do escritório remotamente pode ser um desafio, portanto, promova oportunidades de colaboração.”

Tenha foco

Concentração já é uma exigência em qualquer ofício, remotamente então a prática se torna ainda mais essencial. “Não faça várias funções ao mesmo tempo. Pode ser tentador mudar de janela e começar a verificar seu e-mail, escrever um texto ou revisar outros documentos. Resista ao multitasking - hábito de fazer várias tarefas simultaneamente - e foque”, aconselha Katie.

O estudante de comunicação, Diego Miguel, enxerga as vantagens da modalidade, mas ressalta: “com tantas opções de distração, a maior dificuldade é saber se organizar. Adotei uma postura mais rígida e atenta a essa questão e estou conseguindo render muito mais.”

Seguindo essas instruções, após a contingência, com certeza você terá desenvolvido habilidades benéficas para dedicar-se em outros ambientes. Aproveite também para ampliar seus conhecimentos e se qualificar. Conte com o Nube!          

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe