Falta apenas um dia para acabar o verão. Para a maioria, essa é a estação mais esperada do ano, principalmente pelos estudantes, pois representa o período de férias. Enquanto boa parte dos jovens prefere estar na praia ou viajando, alguns optaram por usufruir desse tempo para encontrar a tão sonhada vaga de estágio.
                                                                                                                              
Além da conquista
                                                                                                                                
Lara Schimith Bergh, de 22 anos, é um desses exemplos. A aluna do 10º período de Engenharia Mecânica da PUC Rio insistiu em encontrar uma chance durante os meses de calor e conseguiu. Ela faz parte do quadro de estagiários da Ternium e conta como essa experiência é proveitosa para sua carreira. “É minha primeira vez atuando em uma grande indústria e está sendo uma vivência única, porque estou vendo, na prática, o dia a dia de tudo aplicado teoricamente em sala de aula”, completou.
                                                                                                                              
Aproveitando o momento certo
                                                                                                                              
Os incentivos para aproveitar esse intervalo de descanso são grandes. Por duas vezes no ano acontecem as Temporadas de Estágios. A primeira, de janeiro a março. A segunda, entre julho e agosto. Nessas épocas, a oferta de oportunidades aumenta e, justamente por conta de muitos aproveitarem desse recesso apenas para o lazer, o número de candidatos nos processos seletivos diminui. Por isso, mais vagas e menor concorrência.
                                                                                                                              
Para Artur Alvarenga, também admitido na usina como estagiário, a passagem traz benefícios não apenas no quesito profissional. “Melhorei muito as minhas relações interpessoais. Já fiz muitos contatos profissionais e amizades para uma vida inteira. Aprendo muita coisa”, explicou o estudante de Engenharia Metalúrgica da UFRJ.
                                                                                                                                
Zona de conforto
                                                                                                                              
Para a coach de carreira, Mariana Gomes, tirar proveito máximo de qualquer passo dado na trajetória pelo mercado é fundamental para a construção de um bom perfil. “Quem não está disposto a aprender, independentemente da posição ocupada, tende a acabar entrando em uma zona de conforto”, alerta.
                                                                                                                              
Chances de sucesso

De acordo com a orientadora, essa acomodação e bloqueio para novos desafios ou aprendizados pode inclusive aumentar suas chances de ficar desempregado. “A crise ainda está atacando com força e vemos isso com os dados divulgados trimestralmente sobre a taxa de desocupação. Obviamente, os motivos para a queda na oferta de colocações não dependem exclusivamente das pessoas. Entretanto, um indivíduo quando valoriza os conhecimentos adquiridos e não fica fechado apenas ao conteúdo aplicado na faculdade, tem maiores chances de prosperidade nesse contexto”, explica.

Aproveite as dicas para atualizar seu cadastro e ficar por dentro das oportunidades. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe