Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-driblar-a-autossabotagem

Como driblar a autossabotagem 

Notícia | 17/03/2020

Gabriela Vasconcelos

Você já treinou a execução de uma atividade, mas na hora fez tudo de um modo completamente diferente do planejado? Esse padrão de comportamento é chamado de autossabotagem. É o desejo de ser bem-sucedido e, ao mesmo tempo, comportar-se de uma maneira impeditiva de obter o êxito.

A causa desse comportamento pode ser a falta de autoestima e autoconfiança. Em razão disso, a pessoa apresenta dificuldades em gerenciar suas experiências emocionais cotidianas, reagindo a eventos, circunstâncias e pessoas de maneira a impossibilitar o alcance do sucesso pessoal e profissional.

Esse perfil tem mais chances de se limitar quando colocado em situações de estresse ou expectativa elevada. Assim, a atitude torna-se um mecanismo de defesa. Para quebrar esse ciclo vicioso, recomenda-se tomar ciência de suas barreiras e responsabilizar-se por seus atos. 

O que fazer?

A fim de tornar a alteração possível, é necessário ter resiliência psicológica, entendida como a capacidade do indivíduo de adaptar-se a mudanças, superar, resistir a situações adversas. O terapeuta transpessoal, escritor e empresário, Robson Hamuche, oferece algumas dicas nesse sentido.

Uma das principais recomendações do especialista é investigar mecanismos de boicotagem. “Você consegue identificar uma mentira contada para si mesmo? Reflita sobre como ela atrapalha a sua vida e como o seu auto boicote funciona”, explica Hamuche. 

Além disso, é válido ponderar sobre medos e crenças as quais fazem o indivíduo encher-se de dúvidas no momento de agir. “Tente dar uma nota para cada um deles e veja se, conforme você faz o exercício, eles tendem a ficar cada vez menores” , sugere o terapeuta. 

Viver com medo de errar, além de desconfortável, pode levar à perda de diversas oportunidades. Por isso, é necessário ter coragem, a fim de conquistar as coisas desejadas. “Correr riscos faz parte da vida e a vitória se torna ainda mais louvável quando você os vence”, comenta Jairo Ferreira Filho, CEO da Master Mind Curitiba (PR) e Campos Gerais (MG).

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe