Quantos livros você lê por ano? De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro consome, em média, dois exemplares durante 12 meses. A leitura é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional. Além disso, conforme é estimulada, maiores são os benefícios.                      

Para a escritora e mestre em teoria literária, Cléo Busatto, o hábito é uma prática apreendida ao ser exercitada. “Para isso acontecer, é fundamental a ação do mediador na primeira infância e nas fases seguintes”, afirma.           

A autora de mais de 25 obras compreende também como o exercício pode ser um agente de transformações sociais, culturais e até mesmo econômicas. “O potencial humano, da prosperidade, da liberdade, da inclusão e a construção de uma sociedade mais justa, democrática e plural implica no acesso ao conhecimento, adquirido por meio da leitura e da escrita.”            

Por isso, investir nesse costume é uma ótima maneira de garantir seu sucesso. Veja algumas dicas:      

Aposte em variedade

Ler apenas conteúdos da sua área de atuação ou de seus interesses pode não ser a melhor alternativa. Isso porque é necessário fomentar novas perspectivas e interpretações sobre a realidade, assim, invista também em outras textos.
“O mercado de trabalho procura indivíduos antenados com o seu momento, proativos, criativos, flexíveis e humanos. Essas são qualidades aprofundadas pela apreciação literária, um estilo com diversidade de olhares para as coisas, para os outros e para o mundo”, alerta Cléo.                                            

O livro é o seu aliado!                                  

Ainda segundo o estudo Retratos da Leitura no Brasil, 32% da população não lê por falta de tempo. Cléo menciona outro motivo responsável por mitigar o comportamento: “rede social não forma leitor. É importante criar um ambiente propício, seja em casa ou na escola. O livro é o único suporte sem necessidade de ser ligado na tomada. É um companheiro para todas as horas. Ele conforta, diverte e instrui.”                                                                   

No entanto, para a estudante de psicologia, Lygia Bagnon, nem sempre a tecnologia é a inimiga: “facilita em muito o meu acesso aos conteúdos da faculdade.” A jovem, apreciadora de romances clássicos, reconhece a importância da atividade: “permite maior domínio na linguagem, tanto escrita quanto oral e uma maior fluência e organização verbal, qualidades muito valorizadas em praticamente todas as áreas no mercado de trabalho.”                                            

Leitura é poder!

Com o excesso de informações, surgem fenômenos favoráveis a influenciar a aprendizagem e o entendimento de fatos. Conforme a apuração “Iceberg digital”, realizada pela Kaspersky, empresa global de cibersegurança“, 62% dos brasileiros não conseguem reconhecer uma notícia falsa. “Um sujeito-leitor tem uma mente crítica e recursos internos para identificar fake news. Geralmente tem opinião própria e pesquisa dados, além de estar conectado com os diversos pensamentos. Logo, não se deixa enganar tão facilmente”, declara Cléo.                                                     

As vantagens de se atentar a esse assunto são imensas, portanto clique aqui e veja alguns dos benefícios de estimular a leitura. Certamente, será imprescindível para o seu sucesso profissional e pessoal! Para mais dicas de carreira, acompanhe as matérias e conteúdos do Nube e boa sorte!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe