Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-conhece-a-engenharia-de-dados

Você conhece a Engenharia de Dados?  

Notícia | 09/03/2020

Lays Emily

Você provavelmente já ouviu falar de diversas áreas de exatas, mas conhece a Engenharia de Dados? Se esse nome lhe parece estranho ou não consegue imaginar quais as funções desse profissional, entenda um pouco mais sobre uma das carreiras com maior potencial para o futuro do mercado de trabalho.

Em meio ao atual contexto hiperconectado e altamente tecnológico, são produzidos números infinitos de informações na Internet e em sistemas virtuais. Ao navegar na web, por exemplo, cria-se uma trilha com todos os conteúdos acessados. De acordo com pesquisa realizada pela consultoria internacional de inteligência de mercado, IDC (International Data Corporation), a produção de dados dobra a cada dois anos.

Nesse cenário, as atividades relacionadas à tecnologia se sobressaem. O engenheiro de dados, Alexsandro Francisco dos Santos, define sua ocupação como: “o responsável por garantir a integralidade e disponibilidade dos dados das empresas para os mais variados usos. Além da parte operacional, você passa muito tempo dialogando com diversos setores e outros especialistas para entender quais conceitos eles precisam na hora de tomarem decisões.”

Para ilustrar de uma forma mais compreensível, Santos apresenta algumas das práticas realizadas pelo engenheiro: “milhões de gigabytes passam diariamente pela Netflix, pelo Google. Hoje eles só são capazes de recomendar um filme para assistir ou um site em sua busca porque conseguem organizar, tratar e processar essa quantidade massiva de elementos.”

Ou seja, essa engenharia, basicamente, transforma dados brutos de uma corporação, em materiais possíveis de serem interpretados e posteriormente ressignificados. O diretor-presidente da Online Data Cloud, Adriano Filadoro, reafirma ainda como a profissão vai além de uma simples coleta, é preciso também descobrir formas estratégicas de transformar as informações obtidas em objetivos claros para as companhias.

Para isso, é preciso conhecimento técnico e muito planejamento. “Todo mundo já reparou: a partir da análise das compras efetuadas com cartão de crédito os clientes passam a receber promoções direcionadas e anúncios específicos. Esse é o recurso de quem dedicou tempo para observar o comportamento do consumidor, traçar um perfil e buscar o aumento das vendas. Nunca antes a ação do cliente foi tão analisada. As empresas estão cada vez mais atentas à experiência de compra e fidelidade”, afirma Filadoro.

O ingresso na área se dá por diversas formas. É possível realizar a formação em Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas da Informação e cursos correlatos. Dentre as principais matérias estão matemática e estatística.

Aos estudantes interessados em aprender um pouco mais sobre o ramo, Alexsandro dos Santos aconselha: “estude bastante, tanto do jeito formal, por meio de um curso superior, quanto de forma informal, com textos e vídeos on-line. Busque fazer testes e exercícios, instale bancos de dados em seu computador. Já existem versões gratuitas ou créditos para estudantes.”
Santos ainda ressalta, apesar do possível receio diante de técnicas e nomes diferentes, o jovem precisa mesmo ter força de vontade e desejo de aprender. “É uma área muito nova com várias tecnologias pipocando e querer sempre estudar e se atualizar faz bastante diferença.”

Quer saber mais sobre as profissões do futuro? Clique aqui e veja os principais cargos em alta por conta da transformação digital. Além disso, não perca os conteúdos e vagas divulgadas pelo Nube. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete