Com o avanço da tecnologia, muitas atividades já pode ser automatizadas e, até mesmo, realizadas à distância. No setor de RH, recursos como a vídeo entrevista agilizam a rotina de selecionadores e candidatos. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como funciona a dinâmica.

O processo é feito de maneira remota e segura. Assim, o candidato pode realizar de casa ou de onde estiver, basta possuir um smartphone, tablet ou computador com câmera e acesso à Internet. O conteúdo fica salvo e disponível para o selecionador avaliar.

Marina Fernandes, acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), já participou desse tipo de seleção e vê benefícios. “Para mim foi ótimo porque eu estava desempregada há um tempo e não tinha mais condições de ficar pagando transporte para ir até as corporações. É muito bom para ajudar os participantes”, afirma. 

Para as instituições, um ponto positivo é a redução de custo. Afinal, com a vídeo entrevista, não há necessidade de tantas chamadas telefônicas, impressão de currículos ou a disponibilização de espaço e recursos para fazer um processo presencial.

Como realizar?

Se você é candidato e participará da reunião à distância, a dica é se preparar. “Pesquisar sobre a empresa e ter autoconhecimento. Assim, você não será pego de surpresa com as perguntas possíveis. Verifique também sua conexão, esteja em um local calmo e sem muitas interferências ou barulhos”, recomenda Victória Almeida, assistente de gestão na CNA Idiomas.

Aproveite e faça nosso curso gratuito “Tenha Sucesso em Processos Seletivos”. 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe