Ter questionamentos sobre o andamento da sua trajetória ou buscar novas oportunidades são processos frequentes em nossa jornada. Por isso, encontrar seu caminho é a forma de voltar ao mercado na ativa, destacar-se e ainda por cima se sentir bem consigo mesmo. Saiba mais!

Como se inovar

Existem diversas ferramentas, serviços e especialistas para ajudar nessa empreitada, como dialogar com recrutadores, participar de processos seletivos ou treinamentos focados em desenvolvimento humano, procurar coachs e orientadores vocacionais. Até mesmo a grafologia serve de grande auxílio nessa circunstância.

Quem almeja novas posições

“Conversar com pessoas do RH ou ir em seleções são atitudes direcionadas a quem está atrás de uma nova colocação, mas pode se mostrar imprescindível dar atenção às especializações antes da busca, pois o universo organizacional está cada vez mais difícil. Por isso, o indivíduo precisa estar preparado para atender as demandas”, conta Cristiane Bernardes, CEO da Lapidando Talentos.

Soft skills

Oportunidades de desenvolvimento humano ou para explorar a PNL (Programação Neurolinguística) e inteligência emocional estão em alta, principalmente entre empreendedores. Desse grupo, geralmente, quem aproveita essas chances são os já estabilizados com o desejo de dar um up na carreira ou se reinventar.

Quem planeja as primeiras vivências

“Já o coach é mais focado em jovens, pois costuma identificar a área mais compatível com o candidato”, relata Cristiane. Inseguranças no momento de ingressar no mundo dos negócios ou no ensino superior são os motivos mais comuns para procurar esse auxílio. Para esse grupo, a orientação profissional se mostra a melhor opção, pois economiza tempo e financiamento, porque o caminho apontado pelo especialista é mais assertivo, de acordo com o estudo sobre o cliente.

Um exemplo de quem foi atrás de recursos para enfrentar os desafios foi a Gabriela Almeida. Antes de definir qual caminho iria seguir, ela participou de feiras de profissões e ainda tirou dúvidas com quem entende do assunto. “Hoje, tomo decisões muito mais assertivas relacionadas aos meus próprios interesses pessoais. Com isso, a chance de ser feliz com minhas escolhas é maior”, comenta.

Autoconhecimento

“Um expert desse ramo pode ser a ajuda necessária para alinhar nossos objetivos, pois ajuda as pessoas a se autoconhecerem e desenvolverem suas capacidades em busca do sucesso. Isso é feito com o uso de ferramentas por meio de perguntas poderosas para sanar suas dúvidas. É feita uma anamnese antes para se ter uma visão panorâmica de suas potencialidades”, explica Cristiane

Escrita

Programas como eneagramas podem ser aplicados para qualquer idade ou momento de sua caminhada no contexto empresarial, pois visa e estimula a descoberta de sua verdadeira personalidade. Assim, será possível visualizar pontos fortes e fracos, aumentar a produtividade e o bem-estar. Com estudo aprofundado sobre o sujeito, descobre-se o perfil, as características e outras informações para favorecer o crescimento no trabalho. “Conhecer a si e procurar especializações são os pontos principais para se tornar mais capacitado aos olhos do mercado”, explica a CEO.

Siga essas dicas e cresça continuamente. O Nube torce por seu sucesso! Quer saber mais sobre o assunto? Então acesse aqui.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe