Falar sobre o futuro é sempre um exercício de adivinhação. No entanto, o Word Economic Forum traz dados sobre uma previsão para 2020. Segundo o relatório, uma grande evolução da robótica, inteligência artificial (IA), biotecnologia e transporte autônomo será desencadeada pela Quarta Revolução Industrial. Basta olhar estrategicamente ao redor para notar a acelerada transformação, principalmente dos empregos. Entenda mais sobre o assunto!

Foi realizada uma pesquisa do mesmo Fórum, feita pelo Conselho de Agenda Global, sobre o destino do software e da sociedade. Os resultados mostram a espera das pessoas pelas máquinas de IA participando do setor administrativo empresarial até 2026.

Como resultado, referindo-se à forte integração tecnológica na sociedade e sua decorrente transformação, o órgão se posiciona. “A mudança não vai esperar por nós: líderes empresariais, educadores e governos precisam ser proativos e investir em novos treinamentos para, dessa forma, todos se beneficiarem da Quarta Revolução Industrial”, ressalta.

As dez carreiras em ascensão no mundo
Para entender melhor essa esfera, o relatório mais recente Jobs of Tomorrow do instituto lista as dez posições com maior demanda nos próximos anos. Elas são: Especialista em IA; Analista, Cientista, Consultor e Engenheiro de dados; Desenvolvedor de big data; Consultor e Especialista de analytics; Analista de insights e Desenvolvedor de business intelligence.

Sendo assim, os talentos aspirados pelo mercado são relacionadas à tecnologia, contudo, o plus está nas relações interpessoais. Por isso, para competir com máquinas, é preciso aperfeiçoar as competências humanas.

Dessa forma, o Estrategista em Conexão entre empresas inovadoras e millennials do Rio de Janeiro, Felipe Medeiros, passou alguns insights sobre as habilidades necessárias para o amanhã:

  1. Autodisciplina - é o ponto principal. “Conseguir gerenciar seus próprios projetos sem precisar de pessoas te dando o norte para seguir. Porque os novos modelos de trabalho tendem a ter um horário mais flexível, como a inclinação ao home office. Então, a capacidade de se micro-gerenciar é essencial nesse cenário”, explica Medeiros.
  2. Criatividade com inteligência -  somos uma geração com pensamentos fora da caixa em relação às outras, mas só a criatividade não basta. “Devemos ser um pouco data driven, saber olhar os dados com carinho e ter gosto por entender mais a fundo sobre eles, resultando em insights para a criatividade”, reforça Medeiros.
  3. Escuta empática - é a capacidade de escutar e analisar o macroambiente e isso, passa por ouvir bem as pessoas. Isso ajuda no posicionamento, ou melhor, a tomar decisões mais coerentes com o momento.

Em resumo, as máquinas imitam o homem, mas não têm a capacidade de criatividade e imaginação humana. Logo, ainda é tempo dos colaboradores do mercado renovarem os pensamentos e comportamentos.

Segundo Karine Mueller, psicóloga do Rio Grande do Sul, especialista em Consultoria de Recolocação Profissional e Carreira, “uma forma de requalificação inteligente sempre será o apoio de contatos. Ou seja, desenvolver seu networking mesmo jovem e estabelecer uma forte rede de conexões. Além disso, sempre trabalhar com o bom relacionamento interpessoal e possuir uma comunicação assertiva com suas fontes”. Também, é muito importante deixar marcas positivas pelas empresas por onde passou, para as pessoas lembrarem sempre com cordialidade de sua presença e ações.

Portanto, se atualizar sempre, certamente, te deixará um passo à frente de seus concorrentes. Além de multiplicar as oportunidades de evoluir no universo tecnológico.

O Nube acredita em seu potencial!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe