Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprenda-tecnicas-de-oratoria-para-processos-seletivos

Aprenda técnicas de oratória para processos seletivos 

Notícia | 20/02/2020

Lays Emily

Você provavelmente já se questionou quais são as habilidades observadas pelos avaliadores em processos seletivos de estágio, não é mesmo? Histórico e rendimento escolar são algumas das competências examinadas, mas a comunicação e facilidade em lidar com desafios são questões essenciais para o sucesso em uma vaga.

A analista de Gestão de Pessoas Talita de Moraes salienta os seguintes aspectos: “avalia-se a personalidade do candidato com a oportunidade em questão. Procura-se saber se tem aptidão para determinada área, se irá se adaptar àquele ambiente e poderá produzir e crescer profissionalmente, caso seja aprovado. É importante perceber o grau de motivação e interesse na função”. A intenção é o concorrente gostar das atividades realizadas e se desenvolver da melhor forma possível.

Um dos pontos relevantes apontado por Talita é a habilidade comunicativa do educando: “comunicação é tudo e precisa ser muito clara. Quando um candidato tem boa comunicabilidade, é objetivo e sabe se expressar de modo compreensível, o recrutador compreende todas as informações faladas.”

De acordo com pesquisa realizada pelo Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios, cerca de 33% dos entrevistados ficavam nervosos na hora de falar em público. Problema capaz de prejudicar estudantes na hora de concorrer a uma posição, principalmente com a ansiedade falando mais alto.

Para Tiago Abad, Psicólogo, Palestrante e Coordenador Artístico no Cirurgiões da Alegria: “é um transtorno capaz de afetar várias áreas da vida. Acaba te impedindo de se comunicar, ou faz você evitar algo para não sofrer. Essa apreensão possivelmente elevará a expectativa, aumentando o nervosismo e resultando naqueles episódios clássicos: o famoso 'deu branco', 'me programei para me pronunciar por 15 minutos e falei tudo em 1 minuto' e tantos outros.”

Como melhorar a oratória

Com o intuito de driblar esse fenômeno e garantir êxito na interlocução, Abad ensina algumas dicas de oratória:

Falar bem requer preparo

“Quantas vezes você treina seu discurso faz toda diferença. E não estou me referindo a decorar um texto, essa é a maior cilada, mas ter na ponta da língua uma fala importante. Mantenha a calma, posicione-se frente a frente com o entrevistador, seja cordial e olhe nos olhos durante a entrevista”, afirma Abad.

Para elucidar a importância da eloquência em entrevistas, imagine o seguinte cenário: “ponha-se no lugar do selecionador: chega uma pessoa desconhecida, entra em sua sala, se apresenta com voz baixa, se posiciona de lado, e olha para o chão enquanto responde uma pergunta.” Abad ainda orienta: “o candidato deve ter como objetivo se conectar com o profissional e mostrar a sua melhor versão, ou no mínimo, quem realmente é, assim não sai da entrevista com aquela sensação de não ter dado o seu máximo.”

Marketing Pessoal

A maneira como se mostra ao mundo fala muito sobre você. A linguagem corporal e verbal também passa por aperfeiçoamento. Hoje, o conceito de Marketing Pessoal define o cuidado com a autoimagem. Abad reconhece a importância no processo de comunicação: “é fundamental para liderar equipes, motivar, inspirar, explicar, convocar, direcionar, enfim, são muitas possibilidades. Quanto mais efetiva a apresentação, melhor a compreensão da mensagem e maior a potência de realização de qualquer tarefa.”

Pensando nisso, o Nube oferece um curso gratuito de Marketing Pessoal com indicações para te ajudar na construção eficaz da sua aparência! Dessa forma, conseguirá se destacar e expor ideias e pensamentos. Clique aqui e aproveite!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete