Estamos no começo de 2020, deixando 2019 para trás como um período difícil, com crises econômicas, políticas e tragédias de todos os tipos. Muitos acreditam no encerramento do ciclo como se tudo fosse mudar nos 366 dias seguintes. O ano vira e tudo continua igual. Os desafios, os problemas e as dívidas permanecem ali. Se você realmente quer uma transformação positiva agora, será preciso não apenas seguir as velhas tradições do réveillon.
                
Segundo Elaine Di Sarno, psicóloga com especialização em avaliação psicológica e neuropsicológica, para entrar nessa nova etapa com o pé direito, o primeiro passo é mudar seu comportamento e sua visão perante à vida. Veja alguns pontos destacados pela especialista para rever os conceitos:
                
Como manter a motivação diante de tantas dificuldades
                
Para quem tem um bom nível de autoconhecimento e leva sua vida apoiada em seus valores, é mais fácil lidar com as incertezas do destino. Porém, quem não chegou nesse nível acaba seguindo em frente sem muito planejamento e alinhamento com seus objetivos, perdendo grandes oportunidades de atingir suas metas e trazer melhorias.
                
Para esse segundo grupo de pessoas, o crucial agora é arregaçar as mangas e correr atrás do prejuízo. “Comece a identificar suas prioridades, aquilo realmente importante para você. Não me refiro apenas a coisas materiais, mas aos sonhos a serem seguidos, os quais poderão refletir positiva ou negativamente em sua vida, dependendo das suas escolhas”, ressalta Elaine.
                
Saiba enxergar excelentes oportunidades em meio a crises
                
Muitos encaram as mudanças como algo ruim, pois se sentem fora da zona de conforto. No entanto, outros aproveitam os momentos para inovar. Se você perdeu o emprego, por que não tirar da gaveta aquele projeto ou ideia à espera de uma chance para ser executada? Pode ser um negócio próprio, uma troca de área ou de cidade… “Temos imprevistos o tempo todo e é vital ter um plano B para quando eles surgirem”, lembra a psicóloga.

Siga suas mudanças internas
                
“Vale lembrar: muitas vezes, é preciso ‘abandonar’ a vida planejada, pois já não somos mais as mesmas pessoas. Somos seres em eterna mutação, seja internamente ou pela necessidade de seguir a evolução do mundo. Portanto, se você havia feito vários planos, mas depois perdeu a identificação com eles, siga sua intuição e mude a rota. Trace escopos aninhados com seu ‘eu’ atual, com novas perspectivas para o destino”, comenta.

Bote a mão na massa
                
“Momentos como esses podem ser motivadores para repensarmos ou planejarmos a vida e servem para se tornar sua grande virada pessoal e profissional”. Entretanto, a psicóloga lembra só ser possível realizar isso se colocar a “mão na massa” e encarar os sacrifícios. Segundo ela, nada de postergar seus intentos. “Se seu caminho já está definido, não deixe para dar início na próxima segunda-feira. O ‘agora’ é o seu momento”.
                
Quem começou diferente

Vinicius Borges iniciou janeiro com uma mentalidade diferente em relação àquilo a ser alcançado por ele. “Queria entrar em uma faculdade, mas meu desempenho nos vestibulares não foi tão bom. Esse ano eu me reorganizei para estudar de casa, para não perder mais chances”, comenta.

Viu as sugestões? Promova você também uma possibilidade diferente para sua trajetória! O Nube torce por você.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe